Forças Armadas

Burlando a lei!? Contrariando o Estatuto dos Militares, dezenas de militares usam designações hierárquicas como GENERAL E CORONEL como nome de urna

Pode ou não pode afinal se candidatar com o nome de General Fulano, Coronel Cicrano? Parece não haver dúvidas quanto a isso, o Estatuto dos Militares é bem claro quando proíbe o uso das designações hierárquicas em atividades políticas e na vida civil em geral.

O artigo 28 da “lei maior” dos militares diz que os membros das Forças Armadas e Forças Auxiliares, na ativa ou reserva, devem abster-se do uso das designações hierárquicas, ou seja, do uso do nome de suas graduações e postos em atividades político-partidárias.

Art. 28. O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes das Forças Armadas…  XVIII – abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas:         a) em atividades político-partidárias; e) no exercício de cargo ou função de natureza civil, mesmo que seja da Administração Pública … “ (Estatuto dos Militares)

Com base em denúncia recebida pela Revista Sociedade Militar, onde se aponta questão importante sobre o descumprimento da lei no uso de designações hierárquicas frente à proibições constantes no Estatuto dos Militares das Forças Armadas, o presidente da 49ª Subseção de Direito Militar da OAB ainda em 2019 solicitou informações ao TRE sobre a legalidade das candidaturas. Até hoje, 3 anos após a solicitação, não obtivemos informação sobre a resposta.

Há 2 deputados federais que se apresentam como general e vários deputados estaduais em mandato que se apresentam como coronel.

O que se tem de concreto, e que é mais que obvio, é que concorrer em uma eleição se trata de uma atividade político partidária.

Abaixo a lista de coronéis que devem concorrer para deputados federais e estaduais no Rio de Janeiro nas eleições de 2022. São 11 coronéis ou tenente-coronéis concorrendo para deputado federal e 10 concorrendo para deputado estadual.

Deputado Federal

CORONEL BUSNELLO 5554 Aguardando julgamento PSD
CORONEL CLAUDIA LOVAIN 5530 Aguardando julgamento PSD
CORONEL GUILHERME 5170 Aguardando julgamento PATRIOTA
CORONEL LERMEN 2882 Aguardando julgamento PRTB
CORONEL MARCIO DO EXERCITO 2040 Aguardando julgamento PSC
CORONEL MELO 4447 Aguardando julgamento UNIÃO
CORONEL PERRY SOUZA 3366 Aguardando julgamento PMN
CORONEL RABELO 1490 Aguardando julgamento PTB
CORONEL ROBADEY 1193 Aguardando julgamento PP
CORONEL WILLIAM SODRÉ 1051 Aguardando julgamento REPUBLICANOS
TENENTE CORONEL ANDRÉA FIRMO 1047 Aguardando julgamento REPUBLICANOS

 

Deputado Estadual

Nome na Urna Situação Sigla
CORONEL ALTANIR FREITAS 14246 Aguardando julgamento PTB
CORONEL GERMANO 44038 Aguardando julgamento UNIÃO
CORONEL INOCENCIO 19193 Aguardando julgamento PODE
CORONEL JAIRO 77123 Aguardando julgamento SOLIDARIEDADE
CORONEL LINO 10047 Aguardando julgamento REPUBLICANOS
CORONEL MÉDICA EDNA QUEIROZ 11771 Aguardando julgamento PP
CORONEL RONDON 14376 Aguardando julgamento PTB
CORONEL SALEMA 22500 Aguardando julgamento PL
CORONEL WOLNEY DIAS 11190 Aguardando julgamento PP
MARQUINHO CORONEL 33315 Aguardando julgamento PMN

Revista Sociedade Militar

Veja mais artigos sobre esse assunto

2019 e 2020

 – Deputados General Girão e Peternelli DESAFIAM ESTATUTO DOS MILITARES e mantém designação hierárquica de GENERAL, aponta jurista

Implodindo a disciplina, generais que infringem as regras jogam Forças Armadas no “olho do furacão” – Veja itens do Estatuto e regulamentos mais “colocados de lado” ultimamente

– OAB questiona TREs sobre o uso das designações hierárquicas em campanha política, prática é vedada pelo Estatuto dos Militares.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar