Diversos

Extrema importância – O uso do Coturno, equipamento tão indispensável quanto uma arma

Você sabia que a noite seus pés estão maiores e que esse horário é o melhor para quem vai experimentar calçados como o coturno?

Possibilidade de combate em qualquer tipo de terreno

O coturno é um calçado de uso quase que exclusivamente militar. Normalmente é um dos primeiros equipamentos distribuídos para militares recém-incorporados. Os coturnos, botas de combate ou combat boots hoje são projetados para propiciar ao militar uma aderência a qualquer tipo de terreno, absorção de impactos, proteção para as pernas em caso de contato físico com o inimigo, estabilidade para evitar torções no tornozelo, proteção para os pés e parte inferior das pernas contra objetos cortantes e perfurantes e relativa proteção dos membros inferiores contra a água ou outros líquidos.

Para os recrutas, os militares neófitos, as exigências no que diz respeito ao cuidado com o coturno muitas vezes são um peso. A maior parte dos militares no início da carreira não se dá conta da importância do equipamento e de fato em muitos centros de informação a coisa não é explicada.

Vidro, arame farpado ou combate corporal

No momento em que o combatente precisa correr, escalar um obstáculo, passar por um local onde há estilhaços de uma explosão, vidros, arame farpado ou mesmo lutar corpo a corpo com o inimigo, o calçado usado pode evitar um ferimento feio ou mesmo fazer a diferença entre a vida e a morte.

Os soldados gregos usavam o buskin, uma espécie de sandália que ia até a panturrilha. Já legionários do Império Romano usavam uma espécie de botas abertas chamadas caligae. No final do século I depois de Cristo iniciou-se a transição para uma bota mais fechada, de couro, chamada calceus. O item rapidamente se tornou indispensável para o soldado.

Caligae – CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=191294

Como qualquer equipamento, os coturnos também necessitam de cuidado ao ser utilizados, o mau uso ou uso em condições inapropriadas pode acabar prejudicando o usuário.

Atualmente o coturno é muito usado também por não militares, é definido por designers de moda como “um tipo de bota com aparência rústica”.

Dificilmente há um militar de forças armadas ou auxiliares que em alguns momentos de sua vida não se sentiu incomodado com a situação dos seus pés. Só quem já tirou um serviço ou desfilou no asfalto quente usando um coturno preto ou marrom, daqueles de couro, ou passou longas horas molhado em uma floresta tropical, com os pés completamente ensopados é que sabe como o bem estar dos pés pode ser um elemento preponderante para uma vitória em ambiente hostil, principalmente em missões que duram vários dias.

Para se ter ideia da importância do equipamento, em 2019 o parlamento alemão chegou a abrir um inquérito para investigar os motivos de militares das Forças Armadas do país não terem recebido seu segundo par de coturnos. Considerou-se a questão como de defesa nacional. Na Alemanha os militares devem possuir no mínimo dois pares de coturnos que são as “botas de combate pesadas” e as “botas de combate leves”

“De acordo com o inquérito parlamentar, cerca de 160.000 dos 183.000 soldados receberam seu primeiro par de pesadas botas de combate. No entanto, as tropas não receberam o segundo par. Apenas 31.000 soldados receberam a bota leve de combate. Parece bastante grotesco … , disse Marie-Agnes Strack-Zimmermann, parlamentar da oposição Democratas Livres que solicitou a informação ao Ministério da Defesa. … Afinal, não se trata de moda, mas de segurança… Os soldados reclamaram do conforto e da qualidade da bota padrão para todas as estações”, disse uma parlamentar. (Fonte: https://www.dw.com/en/german-troops-wait-8-years-for-new-combat-boots/a-50191037)

Guerras mundiais

Livros e trabalhos acadêmicos narram que um dos maiores problemas dos soldados na primeira guerra mundial era o chamado pé-de-trincheira, moléstia causada pelo uso prolongado de calçados em locais úmidos. No inverno entre 1914 e 1915, é relatado que mais de 20.000 soldados britânicos foram tratados com pé de trincheira. Além disso, estima-se que a moléstia contribuiu para a morte de 2.000 soldados americanos e cerca de 75.000 soldados britânicos.

Soldados brasileiros narraram que durante a segunda guerra mundial, na Itália, sofreram bastante com as condições precárias de seus pés e que a solução encontrada para amenizar o problema foi forrar os calçados com palha e jornal para absorver a unidade. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos EUA, hoje em dia o pé de trincheira é bem raro., sobretudo em países tropicais.

Pesquisas realizadas com militares

Ana Cláudia Vieira Martins (Doutorado em Ciências do movimento Humano), que realizou estudo entre militares de Santa Catarina, relata que 72.6% dos militares que participaram da pesquisa consideram que o calçado utilizado pela corporação causa desconforto e interfere em suas atividades. 

” Dentre as principais queixas de desconforto, foram citadas o superaquecimento e as dores nos pés e/ou no corpo com 37,07% e 35,70% respectivamente. Outro tipo de desconforto produzido pelo coturno é a umidade (23,80%) “
Índice de policiais que responderam que o calçado gera desconforto na rotina de trabalho

Pesquisa realizada pelo especialista em PODIATRIA Luiz Marcos Raposo, junto a militares de ambos os sexos da polícia militar do Estado de Minas Gerais coletou alguns dados interessantes sobre podopatias que podem acometer os pés de militares.

“ Notou-se que 77 % da amostra pesquisada apresentava algum tipo de patologia relacionada aos pés, e que 76% das patologias encontradas foram verificadas nos profissionais com mais de 10 anos de atividade militar.”, diz o especialista.

Em um folheto sobre o assunto Luiz Marcos Raposo, membro da Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica (ABENPO), que tem sua sede na UERJ, dá algumas dicas e recomendações importantes para quem usa coturno.

Que tipo de calçado é adequado 

O calçado ideal é aquele que a pessoa possa utilizar e passar o tempo necessário para o trabalho, sentindo o mínimo de desconforto possível. É difícil citar um calçado específico, pois cada pessoa tem um pé diferente e uma pisada diferente. O que se tem usado hoje em dia são artifícios que melhoram os calçados como as palmilhas posturais, as quais são confeccionadas especificamente após uma avaliação minuciosa da pisada e do formato do pé de cada individuo. Os calçados ideais devem proporcionar conforto, equilíbrio, postura, aderência no andar e estabilidade no calcanhar.

Quais os cuidados fundamentais na hora de escolher o modelo ideal de calçado?

Experimente sapatos preferencialmente à noite, quando seus pés estão maiores, pois eles incham durante o dia. A prova ainda deve ser feita quando estiver em pé, pois os pés aumentam com o peso do corpo. Estando em pé, mexa os dedos dentro do sapato para saber se há espaço entre a ponta do dedo mais longo e a ponta do sapato e também sobre os dedos, observando-se ainda que a parte de trás do pé deve se encaixar firmemente no sapato.

Se seus pés têm tamanhos diferentes, escolha sapatos com base no pé maior e nunca compre sapatos que sejam muito duros ou apertados na esperança de que se alargarão. Calçados apertados ou grandes demais comprometem a saúde dos seus pés, prejudicando a coluna, a circulação sanguínea e a superfície dos pés, além de causar bolhas e calos.

Revista Sociedade Militar

Como usar um coturno, quem pode usar o coturno, cuidados no uso do coturno, doenças causadas pelo uso do coturno.

Bibliografia:

Folheto / pesquisa  TRABALHO APRESENTADO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO EM PÓS GRADUAÇÃO EM PODIATRIA CLÍNICA,ÓRTESE E PRÓTESE DE MEMBROS INFERIORES. 2014 – LUIZ MARCOS RAPOSO 

https://www.dw.com/en/german-troops-wait-8-years-for-new-combat-boots/a-50191037

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482364/

Estudo das características funcionais e de uso de coturno utilizado pelo policial militar e sua influência no desempenho na atividade de ronda (2001). Autores: Ana Claudia Vieira Martins e Sebastião Iberes Lopes Melo. 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar