Forças Armadas

Novo ministro da DEFESA é condecorado pela Aeronáutica e vai ser ainda pelo Exército e Marinha, atos geram indignação

Ministro da Defesa – Condecoração 2023

Muitos brasileiros andam indignados com a Força Aérea por conta da condecoração do Ministro da Defesa José Mucio, escolhido por Lula. Alguns questionam obre o que o ministro teria feito em tão pouco tempo para justificar uma condecoração em grau tão significativo. Poucos sabem, mas já está previsto que José Mucio Monteiro seja condecorado pelo Exército e pela marinha do Brasil.

Por lei o Ministro da Defesa é o grão mestre ou membro nato em várias ordens militares que prestam homenagens com medalhas militares. Ele, em vários casos, é quem define quem será condecorado, assinando as portarias e outros documentos. Não é por qualquer coisa que ele fez, a condecoração é pelo cargo ocupado.

” DECRETO No 3.446, DE 4 DE MAIO DE 2000. Aprova o Regulamento da Ordem do Mérito Aeronáutico e dá outras providências.  Art. 10.   O Presidente da República será o Grão-Mestre da Ordem e, nessa qualidade, admite, promove e exclui os graduados da Ordem, na forma estabelecida por este Regulamento.  Art. 11.   A Ordem será administrada por um Conselho composto de seis membros e um Secretário: I – quatro membros natos – o Ministro de Estado da Defesa, como Presidente Efetivo do Conselho; o Ministro de Estado das Relações Exteriores, como Presidente Honorário; o Comandante da Aeronáutica, como Chanceler da Ordem; e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, como membro; … “ 

Nota da FAB de 03/01/2023

Nesta segunda-feira (02/01), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) no Grau Grã-Cruz, ao Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. A solenidade foi presidida pelo até então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância em entregar a Comenda. “Essa é uma solenidade muito simples, mas com grande significado. O senhor, ao ser promovido ao último grau como Ministro da Defesa, é promovido ao Grã-Cruz, a Ordem do Mérito Aeronáutico, e motivo de orgulho para todos nós. Ter nesta solenidade a sua primeira atividade fora da posse, fora do MD, para nós da Força Aérea é uma grande honra”, agradeceu. (…)

OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

Revista Sociedade Militar

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar