Forças Armadas

Após post de general da ativa sobre a coragem para resistir à pressão política, Exército diz que EBlog não representa a visão da força

Em texto polêmico, republicado na semana passada pela Revista Sociedade Militar, o general Richard Nunes, que ocupa o último posto na carreira militar como militar da ativa do Exército Brasileiro, entre várias declarações, disse que foi necessário muita coragem da parte dos chefes militares para resistir à pressão dos últimos meses.

O oficial, que comandou a Comunicação Social do Exército, e hoje é o Comandante Militar do Nordeste, em texto por ele batizado de O Mundo PSIC e a Ética Militar, fez uma crítica pesada contra os militares que na sua visão “têm contribuído para disseminar a desinformação, a relativização de valores e, consequentemente, a desunião que enfraquece o espírito de corpo”. Ele também questiona sobre “a que interesses servem tais pessoas”

O oficial general, que criticou a disseminação precipitada de “análises simplórias de “especialistas” de ocasião” diz ainda que um “militar que se preza não se permite essa falta de cuidado e de lealdade para com a instituição a que serve.”

No texto, a colocação mais polêmica, que acabou gerando críticas por parte dos vários espectros políticos que permeiam a sociedade brasileira, foi a seguinte: “… A coragem esperada de um comandante tático, por exemplo, não se expressa da mesma forma que a de um líder no nível estratégico. Semelhante na essência, distingue-se na demonstração. Se do primeiro se requer o acatamento imediato da ordem recebida para conduzir seus subordinados ao cumprimento da missão; do outro se espera firmeza na defesa de princípios e valores, de tal forma que, por vezes, dizer “não” pressupõe muito mais coragem do que alinhar-se a eventuais pressões de caráter político.”

A polêmica em torno da postagem cresceu e aparentemente incomodou a cúpula da força terrestre. O site oficial do Exército publicou nota dizendo que o Eblog não traz em seus textos a visão oficial da força terrestre.

Atenção: A Revista Sociedade Militar errou, o Exército Brasileiro entrou em contato e informou que o banner sobre as postagens no Eblog não representarem a visão da instituição não foi criado como consequência da polêmica em torno do post do general Richard. Veja o texto recebido

” Sobre a matéria publicada no dia 06 de fevereiro deste ano, intitulada “Após post de general da ativa sobre a coragem para resistir à pressão política, Exército diz que EBlog não representa a visão da força”, esclarecemos que:
1. a informação “O EBlog não representa a visão da Força” já faz parte do Eblog desde 2020;
2. o banner na homepage já contava com tal informação, não sendo adicionada após o artigo do General Richard.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar