ultimas

Tragédia! Panela de pressão é granada de guerra caseira. Como evitar a explosão

Semana Santa é uma época de cozinhar muito e fazer delícias na cozinha, mas temos que tomar alguns cuidados para evitar acidentes que achamos difícil de acontecer.

Uma família da cidade de Trindade (GO) quase foi vítima de uma tragédia envolvendo inclusive uma criança.
Um vídeo doméstico que flagra o momento da explosão viralizou nas redes sociais ontem, Sexta-Feira Santa, dia 7 de abril.

As imagens mostram a mãe na cozinha e o pai e a filha na sala. Os dois ambientes são conjugados, separados por uma bancada, no estilo americano. O pai e a filha aparecem na sala no vídeo.

A mãe percebe algo de errado com a panela, se afasta da cozinha e avisa ao marido, que estava com a filha. A explosão ocorre quando o homem se levanta para verificar se algo estava errado. Nesse momento, ele abraça a filha, enquanto a esposa corre pra fora da cozinha e escapa numa fração de segundos.

Ninguém se feriu, mas a explosão destruiu a cozinha.

Esse é um tipo de acidente que já aconteceu muitas vezes. 

Em alguns países como os EUA a panela de pressão nunca foi um utensílio de uso comum, talvez por preferirem comidas enlatadas ou pré prontas, mas também porque para muitos ela pode ser algo que se assemelha a uma arma letal.

Recentemente uma panela de pressão que começou a atrair a atenção do público norte americano: a Instant Pot. Esse utensílio tem agradado o público porque foi projetado com dispositivos eletrônicos que evitam superaquecimento e tem muitas outras vantagens para segurança e utilidade gastronômica. 

Como evitar esse tipo de acidente com dicas do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia:

A primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro. “A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou a autarquia.

Outra dica do instituto é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal de uma loja é a garantia de troca em casos de defeito.

O próximo cuidado é saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação está descrita no manual do fabricante.

Durante a utilização da panela um item que também deve ser observado é a válvula com pino.

Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão. Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída. Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída. “Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.

Ao utilizar panelas desse tipo, assim que ela começar a soltar vapor, o fogo deve ser diminuído, pois se a água no seu interior já está fervendo, a chama alta não vai alterar a temperatura do seu interior.

As dicas do Inmetro foram publicadas pela Agência Brasil e outros veículos de informação a título de utilidade pública.

Para mais dicas, veja as orientações do Almanaque do IPEM: https://ipemsp.wordpress.com/2012/02/02/panela-de-pressao-nao-precisa-ter-medo/

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Nivaldo