POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Policiais militares do Rio agora terão “capacetes de guerra” para uso em áreas conflagradas

A vitimização policial é um problema terrível enfrentado pelos profissionais de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, todos os dias os policiais enfrentam batalhas terríveis principalmente na região metropolitana da capital carioca. O comando da polícia militar do estado do Rio divulgou a aquisição de 400 capacetes balísticos para distribuição entre os militares da força.

Diz a nota que esse foi apenas mais um passo dentre vários que tem sido dados no sentido de tentar reduzir a vitimização de policiais. A prioridade na entrega do equipamento será para os policiais militares que atuam nos Grupamentos de Ações Táticas da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

Nota da corporação: Em mais um importante passo para ampliar a proteção individual da tropa, a Secretaria de Estado de Polícia Militar acaba de entregar os primeiros 400 capacetes balísticos. Realizada em cerimônia no Salão Nobre do Quartel General na última quarta-feira (31/05), a entrega do primeiro lote faz parte do processo de aquisição de um total de 1.342 capacetes blindados.

Capacetes balísticos adquiridos pela polícia militar do estado do Rio de Janeiro

A distribuição dos primeiros capacetes seguiu o critério da prioridade, contemplando os policiais militares que atuam nos Grupamentos de Ações Táticas (GAT) das unidades subordinadas ao 1º, 2º, 3º e 4º CPAs (Comando de Policiamento de Área), responsáveis pela Região Metropolitana. Obedecendo o mesmo critério, foram contemplados também os policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

– Essa entrega representa a consolidação de um projeto que começamos a desenvolver no ano passado. Os capacetes foram adquiridos como mais um importante item de proteção individual da nossa tropa – disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante a cerimônia de entrega do primeiro lote de capacetes.

Os novos capacetes são adequados para incursões policiais em áreas conflagradas e representaram um investimento de R$ 4,5 milhões.

O Comando da Polícia Militar vem investindo na aquisição de equipamentos de proteção individual e na intensificação do treinamento da tropa. Voltadas tanto para atuar em áreas conflagradas como nas abordagens em vias urbanas e demais missões de rotina, essas ações têm por objetivo melhorar a capacidade operacional da tropa e, principalmente, reduzir os riscos de vitimização dos policiais militares.

Além dos 1.342 capacetes, o Comando da Corporação vem adquirindo outros equipamentos de proteção individual dos policiais militares, como veículo blindado de transporte de tropa, viaturas parcialmente blindadas para patrulhamento em vias urbanas e rurais, aquisição e acautelamento de novos coletes balísticos, entre outros.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar