Forças Armadas

Operação escudo: Policial Militar e lutador de jiu-jitsu é assassinado em São Paulo, militares vasculham bairros

SÃO PAULO – Um policial militar foi morto na noite da última quinta-feira, 27, no Guarujá. Patrick Bastos Reis, 30, foi assassinado durante um patrulhamento na comunidade da Vila Zilda, Guarujá, quando ocorreu um confronto com criminosos.

O policial era membro da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), conforme informações obtidas da Revista Lutas, publicação especializada em artes marciais.

Além de ser reconhecido por seu trabalho na corporação, Patrick Reis ganhava notoriedade na capital paulista como lutador de jiu-jitsu. Sonhava em ser campeão mundial do esporte, já sendo um campeão das etapas do circuito paulista na faixa azul, categoria master peso médio.

A proprietária da academia onde o policial treinava, Fabiana Camargo de Souza, lamentou a perda. “Ele era uma das pessoas mais íntegras e determinadas que eu já conheci. Cheio de sonhos, ele queria ganhar o mundo e eu acredito que ele iria conseguir”, disse. A academia prestou homenagem a Patrick, expressando a dor pela perda do grande amigo e lutador.

Reis havia sido recentemente promovido na modalidade que praticava, recebeu o terceiro grau na faixa azul na última quarta-feira e planejava avançar para a faixa roxa até o final deste ano. Sua contribuição no esporte e na segurança pública foi reconhecida por muitos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que expressou seus sentimentos em relação à sua morte em uma postagem no Twitter.

O incidente ocorreu quando Reis e outros policiais foram emboscados por criminosos armados. O soldado foi atingido próximo ao tórax e veio a óbito no Pronto Atendimento da Rodoviária (PAM). Um outro policial também foi ferido no ataque e está sendo tratado em um hospital local.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo lançou a Operação Escudo com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela ação. A Secretaria de Segurança Pública emitiu uma nota lamentando a morte de um de seus soldados e informou que a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil para o registro dos fatos.

O governador Tarciso de Freitas confirmou que dois suspeitos já foram capturados. “Com muito pesar, nos despedimos do soldado Reis, de Rota, que perdeu a vida cumprindo a missão de proteger as pessoas. O Secretário @DerriteSP acompanha pessoalmente o andamento da Operação Escudo, que está em campo ininterruptamente no Guarujá. Todos os quatro envolvidos já foram identificados e dois estão presos. Meus sentimentos à família e aos amigos, com o compromisso de que o crime não terá trégua em São Paulo.”

A notícia da morte de Patrick Bastos Reis é uma dolorosa lembrança dos perigos enfrentados diariamente pelos profissionais de segurança pública, que colocam suas vidas em risco para proteger a comunidade. Ao mesmo tempo, destaca a figura de um homem que buscava a excelência não só em sua profissão, mas também em seu esporte favorito, o jiu-jitsu.

Fontes: Revista Lutas, Jovem Pan, G1, Twitter.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar