“Revogar os títulos de doutores Honoris causa dados aos presidentes da república da época da ditadura militar brasileira – que na época ditatorial eram chefes de estado e de governo, chefes supremos das forças armadas, articuladores e executores centrais das políticas de repressão e do terror de Estado, condutores de regimes de força que levaram adiante horrores, torturas, mortes e supressão de direitos, de liberdades e da própria democracia – parece que é medida necessária para uma instituição como a Universidade Federal do Paraná”, disse Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR.
A decisão foi tomada após uma análise de documentos históricos que comprovam a concessão dos títulos aos presidentes durante o período da Ditadura. A reunião do Conselho Universitário durou pouco mais de duas horas e meia e contou com a participação de 43 conselheiros. A maioria dos presentes, 40, votou a favor da revogação, enquanto três foram contra.
Para o reitor, a revogação dos títulos é um momento de renovar o compromisso da UFPR com a democracia. No X, o reitor publicou o seguinte: “A nossa instituição renovou hoje seu compromisso com a democracia, com a memória, com a verdade, com a justiça, com o presente e com o futuro. Ditadura, nunca mais!“
Para ler na íntegra a decisão que cassou os títulos honoris causa dos generais que governaram o país, clique aqui.