Nessa manhã de 10 de julho de 2024, o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, foi pessoalmente entregar um convite para o Vice-presidente da República, que no momento está no exercício do cargo de presidente do Brasil.
Marcos Olsen poderia ter mandado um subordinado entregar o envelope, mas para ele e para a Marinha do Brasil se trata de algo muito especial, é o convite para lançamento da Fragata Tamandaré, que vai ocorrer na primeira semana de agosto desse ano em Itajai, Santa Catarina.
O lançamento é um evento muito esperado, já que o projeto vem lutando para se manter de pé desde 2017, com previsão de entrega de pelo menos 4 embarcações: “destinadas à proteção do tráfego marítimo, podendo realizar missões de defesa, aproximada ou afastada, do litoral brasileiro. Poderão ser empregadas na proteção às unidades componentes do Corpo Principal de Forças Navais, bem como em áreas afastadas, compondo Grupos de Ação de Superfície ou como Unidades de Busca e Ataque a submarinos”.