Forças Armadas

Novo Movimento dos CORONÉIS? Grupo marca manifestação por intervenção MILITAR para o dia 16 de julho.

Novo Movimento dos CORONÉIS? Grupo marca manifestação por intervenção MILITAR para o dia 16 de julho.

Nas últimas semanas, após o movimento dos caminhoneiros, percebe-se que um grande número de pessoas, que se identificam como oficiais do Exército, tenta com cada vez maior ímpeto mobilizar a sociedade para que se manifeste em favor da chamada INTERVENÇÃO militar. Alguns dos nomes mais conhecidos entre esses “coronéis da intervenção”: Coronel Carlos Alves, Coronel Azim, Coronel J. Cobert e outros.

Movimento dos coronéis

Em 1954 Coronéis da ativa redigiram e assinaram um documento que foi encaminhado aos comandantes militares, conclamando-os a tomar providências imediatas em relação a várias questões que preocupavam os militares. O documento, conhecido como manifesto ou Memorial dos Coronéis, foi endossado por mais de 80 oficiais.  (veja aqui artigo na RSM sobre o Memorial dos Coronéis)

O movimento de 2018, também protagonizado por militares de alta patente, tenta convencer os Comandantes das Forças Armadas a tomar providências contra a corrupção e diversas manobras jurídicas que visam manter ilesos políticos implicados em crimes.

Um oficial superior há algumas semanas chegou a tentar protocolar um documento solicitando a prisão de Michel Temer. Mas, o grupo não pretende agir da mesma forma que seus antepassados, não foi enviado aos comandantes das FA um documento assinado por coronéis pedindo providências. Com menor poder de pressão, pois conta somente com militares da reserva, o grupo pretende mobilizar militares e sociedade civil para se manifestar nas ruas.

Alguns grupos que defendem a intervenção militar decidiram dar uma pausa em suas reivindicações, alegam que acreditam que se Jair Bolsonaro for eleito o país pode retornar “aos eixos”. Todavia, por sua vez, grupos mais persistentes permanecem em sua antiga luta, deixam claro que acreditam que a candidatura de BOLSONARO é estratégia do “sistema”.

Veja: Confusão no PLANALTO, militar pede a prisão de Michel TEMER

Várias convocações tem sido feitas nos últimos dias, os vídeos contam com milhares de visualizações e compartilhamentos.

Em vídeo divulgado nessa terça-feira, 12 de julho de 2018, e enviado para a Revista Sociedade Militar por colaborador, o Coronel James diz:

“… nossa população clama por uma intervenção cívico-militar para fazer uma verdadeira faxina geral… esses clamores não alcançam eco nos comandos das forças armadas nacionais, sendo assim compete a nós promover manifestações e até mesmo se for necessário lutar pela libertação do nosso país… se preciso for lutaremos pela nossa pátria como preconiza o nosso próprio hino nacional… convoco todos os brasileiros amantes da liberdade, em especial os militares da reserva das Forças Armadas e Auxiliares… reservistas, estudantes… todo o povo brasileiro…  a se juntarem a nós na cidade de São Paulo as nove da manhã do próximo dia 16.

O Coronel Azim, também em vídeo postado nas redes sociais, diz: “dia 16 as nove horas estaremos retomando o Brasil, todas as ruas do Brasil principalmente São Paulo. O pavio será aceso… quem está dizendo isso é o Coronal Azim…

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar