Utilizados no apoio ao combate, os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) para transporte de Pessoal são um dos principais meios empregados para realizar o transporte da tropa de um Navio para a Terra – os chamados desembarques anfíbios – aumentando a mobilidade e provendo a importantíssima proteção blindada para os militares.
Custo comparativo
As últimas gerações de “CLANF” adquiridas pela Marinha do Brasil são do tipo AAV7A1. Os valores desse equipamento variam, de acordo com detalhes como motor, suspensão e outros, de 2.5 a 5 milhões de dólares cada um. Segundo o site do Ministério da Defesa da Grécia, o país vai adquirir dos EUA vários blindados do tipo, ao preço de aproximadamente 3,5 milhões de dólares cada, o que hoje equivale a cerca de 15 milhões de reais. Em 2016 o Japão fechou um contrato com a BAE Systems no valor de US$ 149 milhões e o preço da unidade de CLANF ficou por cerca de 5 milhões de dólares.
Para se ter uma ideia da complexidade do equipamento, o CLANF – reformado e modernizado – adquirido pela Grécia, custará 3,5 milhões de dólares, equivale a praticamente o mesmo que custa um helicóptero H125 da Airbus, utilizado por Forças Armadas, polícias e bombeiros em todo o planeta.
” a Comissão aprovou os seguintes programas: – Fornecimento de 76 Veículos Anfíbios Blindados AAV7A1 no valor total estimado de 291 milhões de euros. Os veículos são do inventário do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e passarão por uma reconstrução completa antes de serem entregues.”, diz o Ministério da Defesa da Grécia. (https://defea.gr/five-new-armament-programs-were-approved/)
Quem é civil e talvez não tenha a noção de como se desenrola em um desembarque de tropas em território controlado pelo inimigo, ao assistir o filme o Resgate do Soldado Ryan terá a oportunidade de ver cenas que retratam bem a realidade de um desembarque anfíbio. Naquele tempo os militares desembarcavam praticamente desprotegidos em antigas EDVP ou Higgins Boats (LCVPs). Ao chegar na praia os combatentes tinham que correr transportando seus equipamentos até algum local abrigado, tudo isso geralmente debaixo de fogo intenso.
No dia “D”, muito bem retratado no filme, somente na praia de Omaha, na Normandia, mais de 2 mil soldados morreram durante o desembarque ou em consequência dele.
O corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil hoje possui 3 tipos de Carros Lagarta Anfíbios, para transporte de pessoal, para Comando e Controle e para socorro.
O CLAnf Comando é uma viatura projetada para a função de comando e controle, possuindo uma quantidade de equipamentos rádio suficiente para operar um Centro de Operações de Combate (COC). O CLAnf Socorro foi desenvolvido para prestar manutenção de até terceiro escalão dos CLAnf avariados em missão. Para isso a viatura é equipada com um guincho (17ton), um guindaste (2,9ton), um compressor de ar, um gerador de corrente alternada, um equipamento de solda e diversas ferramentas especiais.
Os militares que operam o Clanf, geralmente na graduação de sargento, realizam um curso denominado Curso Especial de Operador de Clanf (C-Esp-Op-CLAnf) e podem realizar outras especializações para aprofundamento no equipamento. Os cursos para operação do blindado podem ser realizados por oficiais, sargentos e cabos. No Clanf existem as funções de operador, auxiliar e comandante da viatura. O curso, completo, inclui navegação, escape do veículo submerso e diversos módulos e aulas práticas.
Segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, normalmente um militar na graduação de sargento conduz o CLANF. Ele tem que ser tecnicamente capaz de operar o equipamento ao mesmo tempo em avalia as condições do mar, escolhe o melhor local para entrar na praia, desviando de eventuais obstáculos naturais ou artificiais, obrigatoriamente mantendo o sangue frio diante do fogo inimigo.
O operador é na prática um dos grandes responsáveis diretos pelo sucesso da projeção anfíbia, além da preservação da integridade física de 20 ou mais militares transportados, armamentos e equipamentos caríssimos, além do valor da própria viatura, que pode ultrapassar, como mencionado, o valor de 15 milhões de reais.
Um sargento com essa habilitação e tamanha responsabilidade recebe em média um salário líquido na faixa de apenas 6 mil reais mensalmente, um valor que, levando-se em consideração tudo o que está envolvido, é muito baixo, inclusive bem menor do que recebe no Brasil um motorista de caminhão habilitado para cargas perigosas.