O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, esteve no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 23 de fevereiro e anunciou um investimento de 1 milhão de libras na capital carioca. Entretanto, os passeios pela cidade aparentemente não arrefeceram o temor de que cidadãos britânicos sofram com a violência na capital carioca.
As recomendações dadas pelo governo do Reino Unido para quem vai viajar ao Brasil falam bastante sobre o risco que há nas favelas e praias cariocas, estendendo isso a todo o Brasil, e fornecem uma boa perspectiva de com os europeus atualmente enxergam a situação no país.
“Os ataques terroristas no Brasil não podem ser descartados“, diz o site. A frase chama a atenção, ainda que no Brasil pouco se fale sobre o terrorismo, na visão das autoridades do Reino Unido os ingleses que transitam no país não estão livres desse tipo de ato.
O site do Ministério das Relações Exteriores do país diz ainda para os cidadãos permanecerem longe de protestos e manifestações porque tumultos e confrontos são comuns entre policiais e manifestantes. O texto chega a dizer que a polícia usa excessivamente balas de borracha e gás lacrimogêneo.
“Protestos, manifestações e greves acontecem regularmente em cidades de todo o Brasil, com relatos de prisões e confrontos entre policiais e manifestantes. Eles podem atrapalhar o transporte. Mesmo eventos pacíficos podem por vezes transformar-se em confrontos e transformar-se em violência. A polícia usou extensivamente balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Os efeitos do gás lacrimogêneo podem ser sentidos várias centenas de metros além do local imediato das manifestações.”
Sobre as Favelas as informações para o turista inglês explicam que “elas existem em todas as cidades brasileiras” e que “Visitar uma favela pode ser perigoso”.
“Favelas (“favelas” ou “favelas”) são bairros urbanos de moradias informais de alta densidade. Eles existem em todas as grandes cidades brasileiras e podem fazer fronteira com áreas utilizadas por turistas e visitantes. A situação de segurança em muitas favelas é imprevisível. Visitar uma favela pode ser perigoso. Evite todas as favelas, incluindo passeios em favelas comercializados para turistas e quaisquer acomodações, restaurantes ou bares anunciados como sendo dentro de uma favela.”
O site é definitivo quando diz que o inglês não deve jamais ir À praia durante a noite no Brasil
“Roubar carteiras é comum. Não vá às praias da cidade depois de escurecer. Se for ameaçado, entregue seus objetos de valor sem resistência. Os agressores podem estar armados e sob a influência de drogas. Não resista aos invasores – isso aumenta o risco de danos a você… Os roubos são particularmente comuns em praias públicas e incluem os ‘arrastões’, onde grandes grupos de ladrões por vezes percorrem uma área da praia para roubar bens.”
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
Revista Sociedade Militar