RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Ministério da Defesa

Juiz militar de Minas Gerais, que ameaçou vizinhos com arma em punho, é punido com aposentadoria compulsória. Ele está há mais de 30 dias proibido de trabalhar

O magistrado militar é acusado de usar do cargo "para intimidar vizinhos e funcionários, com perseguições e acesso sem autorização a residências alheias, além de ingressar com ações judiciais contra aqueles que lhe traziam desagrados."

por JB Reis
26/07/2024
A A
O conselheiro do CNJ José Rotondano apresentou voto na 8ª Sessão Ordinária de 2024 do CNJ. Foto: CNJ

O conselheiro do CNJ José Rotondano apresentou voto na 8ª Sessão Ordinária de 2024 do CNJ. Foto: CNJ

Uma cena que costumava ser corriqueira na crônica diária daquilo que se chamava de imprensa marrom. Uma série de comportamentos antissociais produzindo fatos socialmente escandalosos e pessoalmente constrangedores.

Um vizinho inoportuno, protagonista de atitudes indelicadas e inapropriadas, que, ultrapassando as fronteiras do vandalismo, chegou aos limites da violência gratuita e quase assassina, ao ameaçar seus vizinhos com uma arma.

E tudo isso coroado pela famigerada e brasileiríssima frase “você sabe com quem está falando!??” Mas, isso não é um enredo de ficção. Isso aconteceu há um mês, em Belo Horizonte, terceira capital mais importante do país.

E, o mais surpreendente, o autor das ameaças é um renomado escritor e juiz militar, que há exatos trinta dias está punido com aposentadoria compulsória.


INCOMPATÍVEL COM O DECORO DA MAGISTRATURA

O juiz Paulo Tadeu Rodrigues Rosa é conhecido por seus livros sobre direito em geral e particularmente por uma das mais importantes obras a tratar do direito administrativo militar. 

Hoje, 25 de julho, fazem exatos 30 dias que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou a punição de aposentadoria compulsória aplicada pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) ao escritor e magistrado.

Entre as acusações que pesam contra ele, está a de que ele teria usado arma de fogo de forma ostensiva e habitual nas dependências do residencial onde morava em Belo Horizonte, intimidando demais moradores e funcionários.

Um mês atrás, Paulo Tadeu acionou o CNJ para contestar a pena, sob a alegação de que a condenação estaria em desacordo com as provas, o que foi julgado unanimemente improcedente na 8.ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho.

E é aqui que reside o mais lamentável no rol de acusações. O magistrado militar é acusado de usar do cargo “para intimidar vizinhos e funcionários, com perseguições e acesso sem autorização a residências alheias, além de ingressar com ações judiciais contra aqueles que lhe traziam desagrados.”

Sob a ótica do CNJ, Rodrigues Rosa, ao se comportar dessa maneira, configurou a prática de atos “incompatíveis com a dignidade, honra e decoro das funções inerentes à magistratura.”


JUIZ JOGAVA LIXO PELA JANELA

O processo que tramitou na corte militar de Minas Gerais, conforme destacou o relator do caso no CNJ, conselheiro José Rotondano, cita “falta disciplinar e comportamento inadequado, inapropriado, do magistrado.”

Na leitura do voto da Revisão Disciplinar 000787-42.2022.2.00.0000, o relator informou que Rosa abriu dez ações por motivos banais contra vizinhos e funcionários do condomínio.

Citou também “comportamentos anormais” que o juiz militar teria praticado no endereço: “danos a paredes, com riscos; espalhamento de melado pelo chão; cuspidas em maçanetas; e descarte do lixo, com vidro, por meio de janelas.”

As acusações têm fundamento em sete provas testemunhais e de vídeo.

“É imperioso concluir que as condutas imputadas ao magistrado foram devidas e exaustivamente apreciadas pelo TJMMG, à luz das provas produzidas, e que o pleito revisional deve ser julgado improcedente por ter natureza meramente recursal”, manifestou Rotondano.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Estados Unidos finalmente admitem: submarino chinês Tipo 094 é uma ameaça nuclear real no mar 15/05/2025
  • Saiu concurso Diplomata! Salário de R$ 22.558,56 para profissionais de qualquer área: saiba todos os detalhes 15/05/2025
  • Milagre nos céus da Alemanha: o soldado que caiu com um bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial e viveu para contar a história 15/05/2025
  • Cabo da Base Aérea de Campo Grande é condenado por propor fuga amorosa a tenente durante missão oficial e fazer comentários sobre o corpo da oficial superior em serviço militar 15/05/2025
  • Exoesqueletos militares estão deixando de ser ficção científica: super soldados ganham força e resistência ampliadas com nova geração de armaduras robóticas motorizadas 15/05/2025
  • Força aérea brasileira entra para a lista das 25 mais poderosas do mundo em 2025 e supera todas as nações da América Latina, com mais de 500 aeronaves operacionais entre FAB, Exército e Marinha 15/05/2025
  • Justiça manda suspender concurso da PMDF por descumprir lei de inclusão e impõe multa diária até R$ 1 milhão em caso de descumprimento 15/05/2025
  • Exército sofre bombardeio de críticas por usar soldados como “pilastras” para equitação de oficiais 14/05/2025
  • Direitos do vigilante: gravidez, faltas, INSS, transferência e férias; veja o que diz a lei e entenda seus benefícios 14/05/2025
  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.