Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Austrália revoluciona com laser que aumenta em 1.000 vezes velocidade da comunicação espacial e aposenta comunicação via rádio

por Sérvulo Pimentel Publicado em 19/08/2024
Austrália revoluciona com laser que aumenta em 1.000 vezes velocidade da comunicação espacial e aposenta comunicação via rádio

Pesquisadores da The University of Western Australia criaram uma nova tecnologia que promete revolucionar a forma como nos comunicamos com o espaço. Essa inovação utiliza lasers para transmitir dados entre satélites e a Terra, prometendo uma velocidade até 1.000 vezes maior que a das atuais conexões por rádio.

“Esta demonstração é o primeiro passo crítico para estabelecer uma rede de comunicações espaciais de próxima geração em toda a Austrália Ocidental. Os próximos passos incluem unir esta rede a outras estações terrestres ópticas atualmente em desenvolvimento na Austrália e em todo o mundo”, disse o Professor Associado Schediwy.

A chave para essa super velocidade está na frequência. Enquanto as ondas de rádio utilizadas hoje viajam em frequências mais baixas, os lasers operam em frequências muito mais altas. Isso significa que os lasers podem carregar muito mais informações em um mesmo intervalo de tempo, como se fossem caminhões com muito mais carga.

Imagine poder baixar um filme inteiro em segundos ou fazer uma videochamada em alta definição com alguém em outro planeta (quando isso for possível, é claro). Essa é a promessa da nova tecnologia, que pode transformar diversas áreas, desde a exploração espacial até a comunicação em regiões remotas da Terra.

Mas como isso funciona na prática?

Os pesquisadores australianos construíram estações terrestres equipadas com lasers poderosos que se comunicam com satélites no espaço. Esses satélites também possuem lasers e podem trocar informações com as estações na Terra. É como uma rede de internet super veloz que conecta nosso planeta aos céus.

E quais são os próximos passos?

A equipe de pesquisa está trabalhando para expandir essa rede e torná-la cada vez mais eficiente. A ideia é criar uma verdadeira internet espacial, que conecte diversos satélites e estações terrestres em todo o mundo.

Sérvulo Pimentel

Sérvulo Pimentel

Apaixonado pela língua portuguesa e pelo universo militar, Sérvulo é professor há dez anos e atua como redator há cinco, sendo um especialista na produção de notícias sobre Defesa Nacional e sociedade militar. Na Revista Sociedade Militar, dedica-se a levar informações confiáveis e bem apuradas ao público, sempre prezando pela responsabilidade jornalística e imparcialidade. Seu compromisso é contribuir para um debate informado e acessível sobre temas estratégicos e sociais, aproximando os leitores das principais questões que envolvem as Forças Armadas e a sociedade.