O Exército vai “estrear” no próximo dia 16 de dezembro sua primeira companhia contra blindados e tanques. A chamada 1ª Companhia Anticarro Mecanizada estará vinculada ao Comando Militar do Sudeste. As informações são dos colunistas de política Marcelo Godoy e Fausto Macedo, divulgadas nesta segunda-feira, 9 de dezembro, no Estadão.
O início das atividades da 1ª CIA AC MEC acontece após o treinamento dos novos mísseis israelenses Spike LR2 serem concluídos pela Força Terrestre.
Esses mísseis usam o sistema fire, observe and update (disparar, observar e atualizar) com auxílio de Inteligência Artificial (IA). Na prática, seu operador pode optar pelo controle manual do início ao fim do voo do projétil ou então travar o alvo por meio da IA, o que possibilita fazer ajustes no voo até o impacto final.
Cada míssil Spike LR2 pesa 13 kg e pode ser disparado do solo pelos soldados ou a partir de viaturas blindadas como o Guaicurus, da Iveco. Seu alcance é de 5,5 mil metros e tanto o lançador como o míssil possuem câmeras diurnas e termais.
Segundo o general Santiago César França Budó, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, no começo serão 2 pelotões com o novo equipamento.
“O Exército já tinha a doutrina com a previsão de companhias anticarro. Esta será a primeira unidade com essa capacidade de dissuasão”.
Quando tiver com seu efetivo completo, a nova unidade deverá dispor de 150 militares profissionais.