Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Marinha volta às origens e aposta em 93 mil escoteiros, 114 anos depois de trazer o movimento ao Brasil, para formar geração que valorize o poder marítimo até 2040

Convênio de 5 anos é parte do Plano Estratégico da Marinha 2040, que prevê ações em universidades, na Antártica e no Ensino Profissional Marítimo para consolidar o poder naval brasileiro

Campos
Por Campos Atualizado em 08/09/2026 às 23:11·publicado em 08/09/2026
Compartilhar
Marinha volta às origens e aposta em 93 mil escoteiros, 114 anos depois de trazer o movimento ao Brasil, para formar geração que valorize o poder marítimo até 2040
Fragata União (F45) da Marinha do Brasil em alto-mar — símbolo do poder marítimo que a Força busca disseminar entre jovens brasileiros. Foto: Marinha

Foram oficiais da Marinha que trouxeram o escotismo ao Brasil, em 1912, cinco anos após o movimento nascer na Inglaterra.

Mais de um século depois, a Força Naval decidiu apostar novamente nessa relação: no último dia 3 de setembro, assinou um convênio de 5 anos (com validade até 2031) com a União dos Escoteiros do Brasil para fomentar a chamada “mentalidade marítima” entre os jovens do país.

O que é “mentalidade marítima”

Mentalidade marítima é como a Marinha chama o grau de conscientização da sociedade e dos governantes sobre a importância do Poder Marítimo para a vida da Nação. Ou seja, o entendimento sobre o valor dos recursos disponíveis no mar e nas águas interiores (como rios, lagoas, baías e enseadas) como instrumento militar, fator de desenvolvimento econômico e social, e garantia dos objetivos nacionais.

No acordo de cooperação, a Força Naval enfatiza se tratar de uma oportunidade de “fortalecer a imagem da Marinha perante um público de potencial considerável”.

E o potencial é mesmo grande: com mais de 57 milhões de adeptos ao redor do mundo, o escotismo é considerado o maior movimento de juventude do planeta.

No Brasil, segundo o relatório anual de 2025 dos Escoteiros do Brasil, são 93.674 associados atualmente, concentrados principalmente nas regiões Sudeste (41.305) e Sul (33.746).

Escoteiros do Mar

Os grupos de escoteiros são divididos em três modalidades: básica, do ar e do mar. Para essa última, a Marinha decidiu estabelecer uma distinção especial a ser oferecida, como forma de divulgar a instituição e também expandir a prática do escotismo do mar.

Nos grupos de Escoteiros do Mar, a ênfase está em atividades aquáticas que desenvolvem nos jovens o gosto por:

  • Vida náutica
  • Artes e técnicas marinheiras
  • Navegação à vela e a motor
  • Viagens e transportes náuticos
  • Pesca
  • Estudo da oceanografia
  • Esportes náuticos e submarinos

Atualmente, cidades como Maceió (AL), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Niterói (RJ), Navegantes (SC), Manaus (AM), Belém (PA) e Santos (SP) contam com grupos de Escoteiros do Mar.

Escoteiros disputam o Grande Jogo Naval 2025 na Baía de Guanabara, competição de escaleres que simulou a captura de um ‘extraterrestre poluidor’ para ensinar consciência ambiental e mentalidade marítima. Foto: Marinha

Uma peça do Plano Estratégico da Marinha para 2040

O fomento da mentalidade marítima na sociedade brasileira é uma das estratégias previstas no Plano Estratégico da Marinha 2040 (PEM 2040), lançado em 2020 durante o comando do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

No documento, formulado diretamente pelo Estado-Maior da Armada, a Marinha define a mentalidade marítima como um elemento intangível que deve ser fortalecido na sociedade e entre os atores marítimos, argumentando que o senso de pertencimento das pessoas à comunidade marítima brasileira favorece a ampliação desse poder em prol dos interesses nacionais.

Para os próximos 14 anos, o PEM 2040 prevê ações como:

  • Interação com órgãos públicos, universidades e escolas
  • Atuação proativa junto à comunidade marítima e a organismos nacionais e internacionais
  • Aperfeiçoamento do Ensino Profissional Marítimo
  • Apoio à presença brasileira na Antártica
  • Fortalecimento da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar
guest
0 Comentários