RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Pesquisador Americano se oferece para desvendar urna brasileira. Ele disse que os testes realizados por Diego Aranha foram feitos sob circunstancias restritas, o que dificultou muito a experiência.

por Sociedade Militar
07/11/2014
A A

ASSINE A PETIÇÃO para que os Professores Diego Aranha e J. Alex Halderman sejam autorizados a realizar uma auditoria nas urnas eletrônicas brasileiras. CLIQUE AQUI.


Pesquisador Americano se oferece para desvendar urna brasileira.  Ele disse que os testes realizados por Diego Aranha foram feitos sob circunstancias restritas, o que dificultou muito a experiência.

O pesquisador disse que em TODOS os sistemas eletrônicos foi encontrado falhas graves que podem comprometer o pleito.

O pesquisador J. Alex Halderman esteve no Brasil participando de um Simpósio em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais .  Realizado de 03 a 06 de novembro.

Halderman, que é professor da Universidade de Michigan, esteve presente para apresentar sua experiência analisando sistemas de votação de diversos países.

Vejas extratos de entrevista concedida pelo cientista.

Que tipo de pesquisa você tem feito nessa área? Que resultados tem alcançado?

Eu estudei a segurança de sistemas de voto eletrônico usados em países ao redor do mundo, incluindo nos Estados Unidos, na Europa e na Índia.

Em 2007, ajudei a liderar a primeira auditoria pública de segurança em voto eletrônico sancionada por um estado americano, que resultou em grandes mudanças na tecnologia eleitoral usada na Califórnia.

Em 2010, participei da primeira análise de segurança das urnas eletrônicas da Índia. O estudo foi recentemente citado pela Suprema Corte indiana em uma decisão que concedeu aos cidadãos o direito à trilha de auditoria em papel conferida pelo eleitor [VVPAT–voter-verified paper audit trai].

Eu também estudei sistemas de votação via Internet, incluindo um sistema criado pela cidade de Washington, D.C. O governo realizou um teste público do sistema e convidou qualquer pessoa no mundo a tentar invadi-lo durante uma eleição simulada. Meus alunos e eu tentamos e, em 48 horas, ganhamos controle completo dos servidores e mudamos todos os votos. Por causa disso, a cidade acabou não usando em uma eleição real este sistema perigosamente insegura.

O que você sabe sobre a tecnologia de votação usada no Brasil? Você já lidou com sistemas similares antes?

Tenho acompanhado de perto o sistema brasileiro há vários anos. Fiquei impressionado com o trabalho de Diego Aranha durante os testes conduzidos em 2012, apresentado na a principal conferência internacional de pesquisa acadêmica em segurança da votação eletrônica, EVT/WOTE [Workshop de Tecnologia de Votação Eletrônica/Workshop de Eleições Confiáveis, do inglês Electronic Voting Technology Workshop/Workshop on Trustworthy Elections]. Esses testes foram conduzidos sob circunstâncias extremamente restritas, então é fantástico que ele tenha conseguido descobrir algo. E os problemas que ele encontrou–falhas que enfraquecem a integridade de resultados de eleições e poderiam comprometer a privacidade do voto de todos–são profundamente perturbadoras. Elas sugerem que há muitos problemas que ainda precisam ser descobertos.

Cientistas da computação tiveram mais tempo para estudar sistemas de votação similares usados nos EUA e na Europa, e em todos eles, sem exceção [ênfase do entrevistado], os pesquisadores encontraram vulnerabilidades graves que poderiam comprometer a privacidade do eleitor e permitir que atacantes alterassem os votos. Nos Estados Unidos, eu mesmo demonstrei um vírus de urna eletrônica que poderia infectar uma urna e silenciosamente se disseminar para outras, comprometendo os resultados das eleições de um estado inteiro.

Assumindo que as falhas encontradas pelo Prof. Aranha tenham sido consertadas, será que o sistema brasileiro tem outros problemas similares? Não saberemos com certeza até que haja uma investigação pública e rigorosa. Em todos os países onde trabalhei, autoridades eleitorais e fornecedores de tecnologia de votação prometeram que seus sistemas eram perfeitamente seguros, até terem o exato oposto demonstrado por cientistas.

Que critérios podemos usar para determinar se um sistema eleitoral é realmente transparente e seguro?

Segurança tem que começar com o projeto fundamental do sistema. Como é muito difícil garantir que computadores sejam totalmente seguros e sem falhas, um sistema de votação bem projetado deve ter um jeito de detectar qualquer tipo de erro ou fraude computacional.

Um jeito de conseguir isso é tendo um rastro em papel—um registro impresso de cada voto que o eleitor pode conferir, e que é depositado em uma urna física. Assim, podemos auditar as urnas físicas para garantir que os resultados batem com os registros digitais, e isso nos dá um mecanismo para verificar que os computadores são honestos e corretos.

Este é um teste para ver se um sistema de votação é transparente: ele requer que o público aceite cegamente as alegações de representantes do governo, ou ele provê alguma forma de o público verificar que o sistema é seguro e livre de erros? Pessoalmente, eu acredito que autoridades eleitorais são honestas, mas eleitores céticos não deveriam ser forçados a confiar nos representantes para crer que o resultado das eleições é correto.

Agentes eleitorais têm um trabalho extremamente difícil. Há tantas coisas que podem dar errado com um sistema moderno high-tech de votação, de hacking intencional a erros acidentais de computador. Projeto e auditoria de segurança apropriados do sistema de votação podem tornar esse trabalho muito mais fácil ao garantir que há defesas fortes que podem detectar e se recuperar de tais problemas.

Recentemente, um partido político no Brasil pediu para auditar o sistema de votação. Você foi contactado? Estaria disposto a auditar o sistema de votação brasileiro?

Se convidado, eu ficaria feliz em contribuir com uma auditoria de segurança do sistema brasileiro, desde que os resultados sejam disponibilizados ao público do país. Eleitores, não importa onde, merecem saber como seus votos são contados e se o processo é confiável.

ASSINE AQUI UMA PETIÇÃO PARA QUE Os Professores Diego Aranha e J. Alex Halderman sejam autorizados a realizar uma auditoria nas urnas eletronicas brasileiras. CLIQUE AQUI.

Dados de: https://www.brasilpost.com.br/helder-ribeiro/pesquisador-americano-auditoria-urna-eletronica_b_6115292.html

https://sociedademilitar.com.br

 
 
Ver Comentários

Artigos recentes

  • O letal submarino brasileiro SN-10 Almirante Álvaro Alberto: a arma silenciosa da Marinha do Brasil que promete colocar o Brasil entre as nações com maior poder de dissuasão do planeta 14/05/2025
  • Crise na Embraer: produção dos jatos KC-390, A-29N Super Tucano e Gripen corre risco com greve em São José dos Campos. Sabotagem? 13/05/2025
  • Escândalo dos voos secretos: STF ignora lei, usa aeronaves da FAB e esconde tudo da população! 13/05/2025
  • China choca o mundo e oferece à Força Aérea Brasileira seu matador de Rafales: poderosos caças J-10C e mísseis PL 15 estão a disposição do Brasil 13/05/2025
  • Concurso Brigada Militar RS para Oficial é suspenso por decisão da Justiça após denúncia 13/05/2025
  • Concurso INCA 2025: 84 vagas no Concurso Nacional Unificado com salários de até R$ 5.166,95, veja como se preparar 13/05/2025
  • Cargueiro brasileiro KC-390, da Embraer, desafia gigante europeu A400M; França tenta conter seu avanço no mercado sul-americano 13/05/2025
  • Marinha do Brasil realiza operação de guerra naval com 1.500 militares, submarino e ataques aéreos, incluindo lançamento real do míssil ‘Aspide’ 13/05/2025
  • Marinha do Brasil apresenta o revolucionário helicóptero IH-18 e marca o fim da era Jet Ranger, com a modernização da defesa aérea e o reforço da soberania nacional 13/05/2025
  • O tanque imparável: conheça o T-90M Proryv e a blindagem quase impenetrável que redefine a sobrevivência em combate 13/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.