Um vídeo publicado esta semana no Facebook viralizou ao trazer dados comparativos sobre gastos no cartão corporativo da presidência dos governos de Lula e Bolsonaro. A repercussão foi gigantesca, alcançando milhões de visualizações.

Comparar governos, sobretudo os de Lula e Bolsonaro, não é exatamente novidade na internet. Evidentemente, não há nada de errado nisso, sendo, inclusive, bom para o exercício da democracia. Isto é, exceto quando se faz comparações utilizando dados incorretos.
Infelizmente, esse foi o caso do vídeo que viralizou nas redes.
Por conta disso, a Revista Sociedade Militar resolveu averiguar exatamente os valores envolvidos, consultando diretamente no site do Portal da Transparência.
Quem gastou mais, Lula ou Bolsonaro?
O gráfico abaixo fornece um panorama bastante claro.

Essas cifras correspondem ao primeiro ano de governo de cada presidente. Em 2019, Jair Bolsonaro somou a quantia de quase 15 milhões de reais em despesas corporativas da presidência. Por sua vez, Lula, em 2023, ultrapassou a marca dos 21 milhões de reais. Tal diferença de mais de 7 milhões de reais representa um aumento de 67,9% em relação ao presidente anterior.
Ao todo, Jair Bolsonaro gastou durante seu mandato R$ 78 milhões. Com relação aos gastos de Lula, somente o último ano de Jair Bolsonaro superou em gastos o primeiro ano do atual presidente.

Rafael CVC – Revista Sociedade Militar