Segundo informações da agência de notícias do Governo Federal, o Estado do Rio Grande do Sul anunciou nessa quarta-feira (15) a convocação de até 260 ex-policiais civis e 100 ex-bombeiros militares para auxiliar no combate aos efeitos da tragédia climática.
A partir de quinta-feira (16), os candidatos interessados terão até segunda-feira (20) para se inscrever.
Para os ex-policiais civis, o apoio virá através do Programa de Policiais Civis Aposentados (PPCA). “O efetivo atuará em atividades nas delegacias de polícia, para que os policiais da ativa possam atuar na atividade fim”, explica o governo gaúcho, em nota.
Os requisitos incluem estar abaixo da idade prevista para aposentadoria compulsória.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Os selecionados participarão de um treinamento de tiro, sendo que serão escolhidos com base no menor tempo de inatividade e idade.
Quanto aos ex-bombeiros militares, estes vão ser enquadrados no “Programa Mais Efetivo“, devendo ter menos de 58 anos e ter ido para a reserva há no máximo cinco anos.
Os convocados serão responsáveis por missões de busca e salvamento em regiões afetadas pelas inundações. As inscrições podem ser realizadas através de um formulário, sendo que a preferência será dada àqueles com menor tempo na reserva remunerada.
Desde o início das chuvas em abril, o Rio Grande do Sul registrou:
- 149 mortes,
- 108 desaparecidos
- 806 feridos.
As enchentes afetaram 446 cidades, impactando direta ou indiretamente 2.124.553 habitantes dos municípios gaúchos, o que corresponde a 19,51% da população estadual.