A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará na tarde desta quinta-feira, dia 16 de maio, o primeiro voo carregado apenas com itens para combater o frio e proteger às vitimas das enchentes das baixas temperaturas previstas para os próximos dias.
As doações serão transportadas em um avião de grande porte, o KC-30. A carga principal do avião serão cobertores e roupas de frio. De acordo com a FAB, até mesmo a cabine de passageiros será ocupada com os donativos.
Apelidado de “Voo Calor Humano” pelos militares, a aeronave partirá da Base Aérea de Brasília às 16h.
A passagem de uma frente de fria no estado aumentará a nebulosidade e deixará todo o Rio Grande do Sul em estado de alerta para mais chuvas.
A capital, Porto Alegre, tem previsão de chuva forte nesta sexta-feira, dia 17.
Doações continuam: o que doar?
Entre os itens com maior necessidade no momento, segundo a FAB, são colchões em bom estado, cobertores, fraldas, absorventes femininos, cobertores e roupas de cama e frio.
As doações devem estar em condições imediatas de uso, ou seja, limpas e separadas por categorias para facilitar o trabalho de distribuição. Na hora de doar, por exemplo, é importante separar as roupas por tipo, sexo e idade, como, por exemplo, roupas de inverno, roupas masculinas, roupas de crianças e assim por diante. Sapatos devem ser doados com os cadarços amarrados entre os pares para evitar extravios.
Outra dica da FAB é evitar o uso de sacolas plásticas e dar preferência para caixas de papelão que são mais fáceis de serem transportadas e podem ser identificadas com maior facilidade.