A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão importante e ao mesmo tempo complexa para garantir a distribuição de água no município de Cachoeira do Sul, RS, nessa quarta-feira, dia 15.
A cidade já estava há três dias sem abastecimento após o nível da água da enchente cobrir a subestação elétrica responsável por fornecer energia para as bombas de retirada, tratamento e abastecimento da cidade. Com isso, um gerador que também era usado na captação de água acabou sendo atingido e foi danificado.
A missão da FAB estava sendo programada desde terça-feira, quando o esquadrão recebeu a demanda que, a principio, deveria acontecer por meio de transporte de carga externa.
“O gerador tinha em torno de três toneladas e meia, um peso que fica próximo do limite da nossa aeronave. E para o gerador novo chegar ao local era necessário que o antigo que deu defeito fosse retirado. Como está tudo alagado na região, a única maneira de restabelecer o sistema de água era por meio de uma operação conjunta com a empresa de saneamento“, explicou o Major Aviador Yuri Carneiro de Souza, um dos responsáveis pelo planejamento e execução da missão.
Para executar o trabalho foi utilizado o helicóptero H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera.
O major da FAB explicou ainda que o gerador foi içado após a abertura do teto da estrutura que também já estava danificado pelas chuvas.
De acordo com a FAB, esta foi a segunda missão envolvendo o transporte de gerador como carga externa realizada pelo esquadrão dentro da Operação Taquari 2. A outra missão do mesmo tipo foi realizada no município de Agudo, também no estado gaúcho.