Em uma ação de apoio ao Rio Grande do Sul, duramente atingido pelas enchentes, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está disponibilizando sete carretas para o transporte de bombas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). A informação foi publicada pelo próprio Comando em suas redes sociais.
As bombas serão utilizadas em ações de macrodrenagem nas áreas mais afetadas pelas inundações, visando auxiliar na retirada do excesso de água e na retomada da normalidade.
O carregamento das carretas teve início, ao que pareça, na noite da última quinta-feira (16) em Barueri, São Paulo, e o comboio partirá amanhã, dia 18 de maio, com destino final a Porto Alegre e Canoas. A previsão é que o trajeto de 1.200 km seja percorrido em três dias.
Combate às inundações
As bombas, enviadas pela SABESP e que, de acordo com o G1, pesam dez toneladas e têm a capacidade de transferir aproximadamente mil litros de água por segundo de um local para outro, são flutuantes e de alta capacidade. Elas foram utilizadas com sucesso durante a crise hídrica que atingiu São Paulo em 2014.
Sua aplicação no Rio Grande do Sul visa acelerar o processo de drenagem das áreas alagadas, contribuindo para a redução dos níveis de água e para a retomada da habitabilidade das regiões afetadas.