O tema previdência dos militares está cada vez mais na pauta das discussões. Os salários dos oficiais generais são um mistério para muitas pessoas. Geralmente mencionados apenas como soldos, a palavra acaba omitindo detalhes importantes e deixa para muitos a impressão que os oficiais recebem somente aquela parcela como pagamento total. De fato, a falta de conhecimento sobre as Forças Armadas e questões militares ultrapassa os detalhes sobre os salários e isso faz com que muitos veículos de comunicação publiquem informações incompletas ou incorretas que não contribuem para o esclarecimento.
Para um oficial general de 4 estrelas da Marinha, Exército ou Força Aérea, o soldo, atualmente de R$ 13.471,00. Contudo, como acima colocado, isso não significa – por exemplo – que o general Tomás Miguel Miné ou o Almirante Olsen, que comandam Exército e Marinha, respectivamente, recebem somente pouco mais que 13 mil reais, ainda que esse seja um salário razoável segundo a ótica de muitos brasileiros. O soldo corresponde a cerca de 30% do total remuneratório.
O soldo
O soldo é a palavra usada para designar apenas a parcela básica do salário de um militar, usada para calcular adicionais e outras vantagens e descontos que podem aumentar ou diminuir o valor efetivamente creditado nas contas dos oficiais e graduados das Forças Armadas, que compõem o salário líquido, o que efetivamente cai na conta corrente.
Durante o último governo, os oficiais generais e uma parcela significativa dos militares receberam alguns acréscimos salariais, como um incremento que elevou o adicional de habilitação até 73% para aqueles que realizaram cursos de altos estudos.
Entretanto, por outro lado, uma observação atenta nas tabelas salariais deixará evidente que há desigualdades enormes na estrutura das Forças Armadas Brasileiras, como a quantidade enorme de militares e pensionistas das 3 forças subordinadas ao Ministério da Defesa que recebem remunerações abaixo do salário mínimo no país, que hoje são mais de 27 mil pessoas.
Cargos de natureza especial
Oficiais em cargos de natureza especial, como é o caso dos comandantes das três Forças Armadas, recebem uma remuneração adicional de R$ 18.800,00 pelo exercício do cargo. A seguir, veja o salário bruto total dos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, conforme apurado pela Revista Sociedade Militar em janeiro de 2024. O salário bruto é o valor sujeito a descontos como imposto de renda, fundo de saúde das Forças Armadas, pagamentos de empréstimos, entre outros.

Segundo institutos de pesquisa como o IBGE, os oficiais generais das Forças Armadas Brasileiras estão entre os brasileiros mais bem situados financeiramente, eles recebem os maiores salários. Os oficiais generais fazem parte da parcela dos mais ricos do país, que compõem cerca de 1% da sociedade, que recebem salários mensais acima de 17,4 mil reais.
As tabelas com os salários de todos os militares da ativa e reserva e pensionistas das forças armadas até abril de 2024 podem ser acessados no portal do governo federal.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar