Foi autorizado na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, os editais para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Ao todo, serão oferecidas 2.600 vagas, distribuídas entre as duas corporações. O anúncio foi realizado pelo governador do estado Carlos Massa Ratinho Júnior. De acordo com o governador, a portaria com a autorização será publicada ainda nesta segunda-feira, dia 20, no Diário Oficial do Estado. A meta do governo é oferecer 2 mil vagas destinadas à PM e as demais 600 vagas para o Corpo de Bombeiros.
“Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, disse o governador.
“Estamos reforçando cada vez mais nosso efetivo, e garantindo toda a estrutura necessária para trabalhar, com novas viaturas, armamento novo, helicópteros e equipamentos modernos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A banca que será responsável pela organização do concurso já foi contratada. A empresa que estará a frente do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Vale destacar que a assinatura do contrato com a banca equivale a etapa final do processo de abertura de um concurso público.
Contudo, apesar do concurso já estar em fase adiantada de elaboração, ainda não foram definidos os cargos que estarão presentes nos editais. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para a carreira de soldado, em ambas as corporações.
Quais os requisitos?
Os interessados em concorrer a uma das vagas que serão abertas pela PM e Bombeiros do Paraná devem estar atentos aos requisitos que serão exigidos no edital. A escolaridade mínima é nível superior completo, em qualquer área de formação. Além disso, os candidatos ainda devem comprovar:
- Ser brasileiro;
- Ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição;
- Possuir capacidade física;
- Possuir sanidade física;
- Possuir aprovação em exame de adequação psicológica para o desempenho das funções institucionais, de caráter eliminatório e em conformidade com o perfil profissiográfico exigido do candidato, realizado de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia;
- Ser considerado indicado nos testes toxicológicos;
- Possuir idoneidade moral;
- Estar quite com o serviço militar e obrigações eleitorais; e
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”, no mínimo.
O salário dos aprovados, ainda durante o curso de formação, é de R$ 2.530,12. Já após a formação, o soldado de 2ª classe passa a ter remuneração mensal no valor de R$ 5.839,11.