RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias e Atualidades

Nutrição para o TAF: 5 alimentos obrigatórios para não reprovar no Teste de Aptidão Física

Conheça as melhores opções de alimentos para aprovação no Teste de Aptidão Física

por Murilo Camano
18/05/2025
A A

Quando o assunto é desempenho físico, a melhor forma de se obter um resultado positivo em termos de performance é se alimentar da maneira mais adequada possível. E para aqueles que vão se submeter ao Teste de Aptidão Física – TAF, a escolha dos alimentos é o diferencial entre aprovação e reprovação. 

No artigo de hoje, vou te explicar o que é o TAF e quais alimentos e qual grupo de macronutrientes priorizar para não ser reprovado nesse importante teste. Se você quer garantir a sua aprovação, a leitura a seguir é obrigatória!

O que é o TAF, afinal?

O TAF – Teste de Aptidão Física é uma etapa presente em todos os concursos militares de caráter eliminatório. Ou seja, se você reprovar, você está fora! 

O principal objetivo do teste é avaliar a capacidade dos candidatos de desempenhar as atividades do futuro cargo para o qual se inscreveu no concurso.

De modo geral, o Teste é composto por seis testes:

  • Barra Fixa;
  • Salto de impulsão horizontal;
  • Flexão de braço no solo;
  • Flexão de tronco sobre a coxa;
  • Natação;
  • Corrida.

É importante dizer aqui que o número de séries, bem como a distância percorrida na natação e na corrida variam de acordo com o edital de cada concurso.

Entretanto, mesmo com alterações de concurso para concurso, é fundamental que os integrantes estejam em boa forma física e o mais importante: saibam quais alimentos escolher pensando em fornecimento rápido e eficaz de energia. 

5 alimentos obrigatórios para ser aprovado no TAF 

Agora que você já sabe o que é o TAF e quais atividades compõem o teste de Aptidão Física, é hora de descobrir quais são os alimentos obrigatórios para você ser aprovado nesta importante prova. Vamos lá!

1. Banana nanica

A banana nanica é uma fruta fonte de carboidratos simples, o que permite uma absorção mais rápida pelo organismo. Além disso, é fonte de potássio, mineral importante para contração muscular e prevenção de câimbras, algo fundamental para provas físicas. 

Sua digestão é rápida, geralmente de 30 a 45 minutos, o que a torna uma opção ideal para consumo até 30 minutos antes da prova.

É uma fonte de energia de rápida liberação, ideal para exercícios que exigem disposição imediata. Uma opção obrigatória para quem quer ser aprovado no TAF.

2. Paçoca

A paçoca é um alimento extremamente energético, que combina o amendoim (fonte de gordura boa) com açúcar e farinha de mandioca ou de milho, fornecendo assim, grande quantidade de carboidratos e calorias. 

A presença de gordura torna a liberação de energia mais lenta e sustentada, o que é muito útil para quem vai prestar o TAF se consumida cerca de 90 minutos antes do teste começar. 

É um alimento fácil de transportar, prática e muito palatável. Sua digestão é intermediária, levando cerca de 1h30 para ser completamente processada. É uma opção interessante para garantir reserva energética antes da prova, principalmente quando combinada com fontes mais rápidas, como é o caso da banana nanica ou do mel, que é a próxima opção.

3. Mel

O mel é uma fonte de carboidrato simples, de altíssima digestão. Sua absorção é praticamente imediata, oferecendo assim um empurrão energético rápido e extremamente eficaz. 

É excelente para ser utilizado cerca de 10 a 15 minutos antes da prova ou até mesmo entre as provas do TAF.

Por ser líquido e concentrado, não exige digestão complexa e é ideal para consumir em pequenas quantidades. Além disso, pode ser adicionado a outros alimentos como forma de elevar o aporte calórico e aumentar ainda mais a oferta de energia. 

4. Pão 

O pão é uma fonte clássica de carboidratos e como estamos falando de oferta de energia rápida, o ideal para quem vai prestar o TAF é optar pelas versões brancas, que possuem menos fibras e tem digestão mais rápida. 

Um pão francês ou duas a três fatias de pão de forma branco garantem energia por um período de tempo de até 2h após o consumo. 

Por ser um alimento neutro e versátil, pode ser combinado com outras opções, como banana e mel, o que aumenta ainda mais a oferta de energia. 

Opção simples, funcional e  inteligente para quem não quer reprovar no TAF.

5. Batata doce

E a última opção é a batata doce. Fonte de carboidratos complexos e com digestão um pouco mais lenta, ela oferece energia de maneira gradual, mantendo os níveis de glicose estáveis por mais tempo. 

Isso é útil para provas com duração mais longas ou que exigem esforço prolongado, como é o caso do TAF.

Por conta de sua digestão mais lenta, deve ser consumida cerca de 2h antes da prova. O ideal é que seja consumida cozida ou assada e pode ser misturada com o mel, por exemplo, para aumentar ainda mais a oferta de energia. 

Combinações alimentares pré-TAF 

Como forma de te ajudar a não reprovar no TAF, separei algumas combinações possíveis com os melhores alimentos para fornecer energia para aprovação. Confira:

Pão + mel → Fácil de digerir, fornece energia rápida e sustentada. Ideal para 1h antes da prova.

Banana + paçoca→ Prático, saboroso e com combinação de energia rápida e moderada.

Batata-doce + banana → Energia de longa duração com um toque de absorção mais rápida.

Pão + banana amassada com mel → Combinação potente, equilibrada e bem tolerada.

Paçoca + mel → Boa opção para 1h a 1h30 antes da prova, oferecendo energia prolongada.

Banana + mel (15 a 30 minutos antes) → Para quem precisa de um reforço energético rápido. Ideal para consumir entre as provas do TAF.

Alimentação no dia anterior também é importante

Quando falamos de nutrição e alimentação adequada para aprovação no TAF, tão importante quanto as opções pré-prova, é se alimentar adequadamente no dia anterior. 

Pensando nisso, separei algumas dicas importantes para você colocar em prática antes do dia D. 

→ Priorize alimentos ricos em carboidratos para garantir boa reserva de glicogênio muscular, que é o combustível dos músculos. Arroz, macarrão, pães e frutas são as melhores opções;

→ Alimentos gordurosos, ou condimentados ou industrializados, como frituras, fast foods, embutidos (salame, peito de peru, presunto) e feijoada devem ser evitados;

→ Mantenha uma boa hidratação com água, água de coco ou sucos naturais;

→ Coma o que você está acostumado, para evitar surpresas digestivas.

Preze por uma boa noite de sono

Dormir bem é tão importante quanto a alimentação certeira. O sono regula os hormônios ligados à energia, foco, memória muscular e coordenação motora. Ou seja, todos fundamentais em uma prova física como o TAF.

O ideal é dormir de 7 a 9 horas no dia anterior ao Teste de Aptidão Física. Para isso, é primordial que você:

  • Evite cafeína após as 16h;
  • Não fique na frente de telas como TVs e celulares após as 21h;
  • Não faça refeições pesadas após as 20h.

Um ambiente escuro, silencioso e fresco ajuda a atingir fases mais profundas do sono, que são importantes para a recuperação física e mental. 

Disciplina é a palavra de ordem para ser aprovado no TAF

Quando se fala em alimentação e nutrição para aprovação no TAF. a palavra de ordem é: disciplina. 

A preparação prévia é importante? Sim. Mas fazer boas escolhas alimentares é fundamental para oferecer a energia que o corpo precisa para ser aprovado.

Se você for prestar o TAF, basta seguir as dicas do nosso artigo que a aprovação será muito mais fácil. 

Caso conheça alguém que irá fazer o teste, compartilhe o nosso texto para ajudar na aprovação!

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Nutrição para o TAF: 5 alimentos obrigatórios para não reprovar no Teste de Aptidão Física 18/05/2025
  • A realidade para as mulheres no Serviço Militar precisa ser dita: por que elas não podem chegar a general ou subtenente? 18/05/2025
  • Investigação por IA demonstra que o Exército é reprovado pela sociedade por usar soldados como “pilastras humanas” para salto de cavalos: análise de sentimentos revela 85% de críticas 17/05/2025
  • Rolls-Royce troca o asfalto pelos céus e se torna gigante militar com nova missão nos caças Typhoon: Empresa fecha acordo de mais de R$ 3 bilhões com o Reino Unido e passa a comandar motores dos caças mais letais da Europa 17/05/2025
  • China desvenda novo avanço tecnológico que pode criar ‘navios fantasmas’, formando um exército de embarcações falsas que enganam radares e mísseis inimigos, dominando a guerra eletrônica e inovando a defesa global 17/05/2025
  • Black Hawk chega ao Brasil: Helicóptero de guerra usado pelos Estados Unidos no Afeganistão será usado pela polícia militar em ações contra facções e em áreas de conflito, acompanhado da entrega de mais de 200 viaturas novas. 17/05/2025
  • Prática do Exército de utilizar soldados como pilastra humana é proibida por regulamento oficial da Confederação Brasileira de Hipismo 17/05/2025
  • Soldados-Pilastras: Oficiais militares saltando de cavalo por cima de soldados viralizou nas redes, conheça 10 tradições da equitação militar que você nunca imaginou 17/05/2025
  • Conheça o histórico centro estratégico da FAB no RJ: Base Aérea de Santa Cruz opera caças F-5M, helicópteros H-36 e drones Heron com missão na defesa aérea, patrulha marítima e resgate 17/05/2025
  • Comandante da PMERJ destaca importância da cavalaria em evento no RJ: Regimento de Polícia Montada é homenageado por sua atuação tática e social, mostrando como tradição e tecnologia caminham juntas na segurança pública 16/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.