Militar quebra código de Honra de Forças Especiais e revela detalhes da Missão que matou OSAMA BIN LADEM.
Revista Sociedade Militar
No nosso ponto de vista O´Neill demonstrou desprezo por sua família e equipe, colocando-os em risco por conta dessas revelações sobre a missão contra Bin Ladem. A revelação de detalhes da missão não fará de O-Neill um herói, muito pelo contrário, militares de todas as nações certamente consideram que o ex-seal cometeu um grave erro.
O site https://sofrep.com, frequentado por ex-seals, foi duro com O´Neill, dizendo que o mesmo está buscando notoriedade. O texto relembra que muito treinamento conjunto e participação de cada membro da equipe desafiam qualquer reivindicação individual de glória em missões bem sucedidas.
O militar tem 38 anos de idade, e de acordo com seu relato, ele e outros companheiros avançaram pelo prédio onde Bin Laden estava escondido e passaram a procurá-lo em diversos quartos. Quando estava chegando no terceiro andar, O’Neill viu o terrorista na entrada de uma porta. Outro militar disparou primeiro, mas acabou errando o tiro. O’Neill então foi atrás de Bin Laden e o encontrou junto com uma mulher. Apesar da escuridão, o militar contou que era possível reconhecer perfeitamente o terrorista com a ajuda dos seus óculos de visão noturna.
"Naquele segundo, eu atirei nele. Duas vezes, na testa", disse ele na ocasião. De acordo com o militar, Bin Laden morreu na hora após seu crânio ser partido. O’Neill ficou cerca de 15 anos nos Navy Seals. Ele também atuou em outras missões conhecidas, como o resgate do capitão da marinha mercante Richard Phillips, que havia sido sequestrado por piratas somalis em 2009.
O ex-seal hoje se oferece para palestras motivacionais. Vejam sua apresentação em um site especializado: Rob O'Neill é um dos veteranos de combate mais bem decorados de nosso tempo. Ele era um líder de equipe com o Grupo Especial de Guerra Naval. Ele ocupou cargos de liderança em combate em mais de 400 missões, em quatro teatros de guerra. A Navy SEAL é altamente treinada, ele liderou a elite militar e esteve envolvido nas campanhas mais importantes da nossa nação. A maioria de sua carreira é envolta em um manto classificado como sigiloso
As revelações de O’Neill frustaram o comando dos Seals (sigla para mar, terra e ar em inglês), que mantém um código de silêncio entre seus membros. "Um princípio fundamental de nossa conduta é: 'Eu não divulgo a natureza do meu trabalho, nem busco reconhecimento por minhas ações", afirmou em um comunicado na quarta-feira o contra-almirante Brian Losey, comandante das forças especiais da Marinha.
Losey também disse que o código deve ser mantido na ativa ou depois de se passar para a inativdade. É um "compromisso e obrigação para toda a vida" e o descumprimento pode afetar as vidas de alguns companheiros que integraram os comandos e que se arriscaram ao seu lado, disse Losey no texto. Contudo, Losey não escapou de críticas de especialistas, já que escreveu carta pública para ex-seals, também burlando o "ethos" da categoria. Colegas alegam que o documento deveria ser restrito.
(https://www.leadingauthorities.com/speakers/robert-oneill.html) – https://sociedademilitar.com.br