Vários militares brasileiros, inclusive subtenentes e sargentos têm realizado cursos em academias militares dos Estados Unidos. A tendência é que os laços de cooperação e amizade se estreitem.
O Exército Brasileiro celebrou o acordo para realização de intercâmbio de cinco anos com o exército dos Estados Unidos da América. O plano quinquenal que foi elaborado por meio das Comissões Bilaterais de Estado-Maior definiu as atividades que serão realizadas em conjunto. O primeiro exercício foi o PANAMAX, em agosto passado. O evento simulou uma operação para proteger o canal do PANAMÁ, via indispensável para o comércio da região.
O acordo foi estabelecido já faz alguns meses – em 2016 – e deve culminar com a participação conjunta na Operação Culminating, que ocorre em território norte-americano em 2020. Quase 500 militares brasileiros participarão do exercício conjunto. A maior parte dos militares enviados deve ser da 12ª Brigada de Infantaria Leve e da Brigada Paraquedista e o evento deve ser realizado dentro do gigantesco Joint Readiness Training Center, especializado em manobras de INFANTARIA e conhecido mundialmente pelos exercícios extremamente próximos da realidade.