Exército testa penetração do seu sistema de comunicações no público interno, mas pesquisa não alcança oficiais generais
A força terrestre quer saber quem são os militares que utilizam as redes sociais oficiais e outros canais de contato com a tropa, qual a idade, quais as graduações, postos e mais detalhes sobre o público interno. O Serviço de Comunicação Social da força terrestre se agigantou a partir das ações do General Villas Bôas enquanto era Comandante do Exército e – ao que tudo indica – deseja se aprimorar para levar até o maior número de militares as informações institucionais com a versão oficial do comando.
Hoje sites especializados em assuntos militares, como Montedo e Revista Sociedade Militar, muitas vezes são aqueles que levam até os militares da ativa e reserva, em primeira mão, tanto notícias envolvendo diretamente a família militar no quotidiano, criminalidade e política como as informações sobre mudanças em regulamentos internos e legislações relacionadas à carreiras, salários, pensões e outras questões relacionadas.
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Ao que parece os militares do EB teriam certo receio de expressar sua opinião, mesmo quando isso é solicitado. A força faz então questão de garantir que a pesquisa é anônima e – por conta disso – acaba surgindo uma dificuldade técnica. Para que o anonimato de fato seja garantido, o link fica aberto, ou seja, não há necessidade de se realizar o cadastro usando o login e senha que cada um dos militares da força terrestre possui.
No texto inserido no topo do questionário, a equipe faz menção a “feedbacks positivos, negativos ou colaborativos” obtidos por meio do acesso da tropa às mídias oficiais.
“… e todas as respostas têm caráter anônimo e confidencial, cujo respondente não será identificado”
“… A ativa presença do EB nas mídias sociais representa um grande avanço para a Comunicação Social. É por meio desse diálogo direto que a sociedade recebe as informações oficiais e fornece, imediatamente, feedbacks positivos, negativos ou colaborativos… É de suma importância, analisar com critério, e interpretar as informações. Somos cerca de 220 mil militares e quanto mais estivermos conectados e seguindo as redes sociais do EB, estaremos mais informados e alinhados!
Militares ouvidos pela Revista Sociedade Militar acreditam que é difícil crer nisso, na participação da tropa e sua disposição em opinar nas redes sociais. Mencionam o histórico de monitoramento de opiniões de militares em redes sociais e punições impostas pela força.
“Não acredito … principalmente da ativa dê esse feedback negativo ou colaborativo, o pessoal está com medo de ser monitorado e isso acontece mesmo… ninguém é doido e se o cara não usar perfil fake vão chegar nele… “
“acredito que continuarão com o medo de sempre… mesmo tendo razão, pela disciplina irão calar, salvo uma ou outra exceção… sabem que serão prejudicados…”
“eu acredito que o pessoal não vai ser transparente não… por mais que seja uma crítica construtiva… talvez por receio de carreira, punição… toda empresa tem uma caixa de sugestões… o funcionário satisfeito produz mais… eles querem ouvir o que eles querem ouvir… Eles estão prontos pra ouvir? Quando ouvem você vê que bloqueiam até os comentários, já vimos isso anteriormente”
O comentário logo acima, feito por um militar da reserva ouvido pela Revista Sociedade Militar, relembra momentos em que o Ministério da Defesa apagou comentários de leitores no Youtube e em seguida bloqueou postagens para participação do público. É uma questão, entre tantas, que coloca a força em xeque. Será que há realmente disposição da instituição no que diz respeito a absorver opiniões do público interno que nem sempre coincidem com o pensamento da cúpula armada?
Extrato da pesquisa, Textos e perguntas
Acompanhamos o preenchimento feito por um militar do EB, as questões colocadas são as seguintes:
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Qual a sua faixa de idade?
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Em qual Comando Militar/Escola o(a) Sr(a) serve ou está vinculado?
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Qual o seu posto ou graduação?
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O(A) Sr(a) possui REDES SOCIAIS (Facebook, Twitter, Instagram, etc)?
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Quais REDES SOCIAIS o (a) Sr (a) possui
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O(A) Sr(a) acessa as REDES SOCIAIS do Exército Brasileiro (Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Flickr, Telegram, EBlog e Linkedin)?
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Das REDES SOCIAIS do Exército Brasileiro, qual(is) o(a) Sr(a) acessa com regularidade?
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Das REDES SOCIAIS do Exército Brasileiro, qual(is) o(a) Sr(a) segue (assina o canal) com regularidade?
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Abaixo, assinale a que frequência o(a) Sr(a) acessa as REDES SOCIAIS do EB:
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Em sua opinião, quais das sugestões abaixo poderiam aumentar o interesse no acesso às REDES SOCIAIS do Exército Brasileiro?
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O(a) Sr(a) conhece o aplicativo do Exército Brasileiro, acessível em celulares e tablets?
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O(a) Sr(a) usa o aplicativo do Exército Brasileiro, acessível em celulares e tablets?
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Em sua opinião, quais das sugestões abaixo poderiam aumentar o interesse no acesso ao Aplicativo do Exército?
- Inserir produtos (podcast, vídeos, imagens) direcionadas somente ao público interno.
- Elaborar de maneira mais direcionada a linguagem do conteúdo para o público interno.
- Criar uma seção específica para que os militares nas diversas funções possam interagir mais criando produtos espontâneos.
- Retirar a aba “alistamento”, uma vez que o Aplicativo do EB é para o público interno.
- Outros
14. O(A) Sr(a) acessa o Site do Exército Brasileiro?