Este é um ano que promete muitas oportunidades nas Forças Armadas. A Marinha vai abrir em 2023 vagas para diversos concursos públicos para diferentes especialidades e níveis de formação. Terão vagas para nível fundamental, médio, médio técnico e superior com idade mínima a partir de 15 anos até 41.

Duas dessas oportunidades já vão abrir vagas agora em janeiro. Serão abertas 671 para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros e 1080 para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais.
Concurso EAM 2023
Inscrições e Edital
As inscrições para o concurso da EAM irão abrir no dia 30/01/2023 e ficarão abertas até o dia 12/02/2023 através deste link. A taxa para se inscrever é de R$ 40. Acesse aqui o edital completo do concurso.
Principais requisitos
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter 18 anos completos e menos de 22 anos;
- Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;
- Ambos os sexos;
- Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta;
- Estar em dia com as obrigações civis e militares.
Sobre as Escolas de Aprendizes-Marinheiros
As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.
Existem quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros no país: a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis; a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) em Fortaleza e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha. O candidato pode escolher em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição.
Etapas do concurso
1) Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências (Física e Química) e Inglês;
2) Eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:
– Verificação de Dados Biográficos (VDB) (eliminatória)
– Inspeção de Saúde (IS) (eliminatória)
– Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) (eliminatório)
– Verificação de Documentos (VD) (eliminatória)
– Avaliação Psicológica (AP) (eliminatória)
– Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) (eliminatório)
3) Curso de Formação composto de:
a) Período de Adaptação (eliminatório); e
b) Curso de Formação (eliminatório e classificatório).
Concurso Fuzileiro Naval 2023

Segundo o edital, serão ofertadas 1.080 vagas sendo distribuídas da seguinte forma: 840 vagas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), sendo 96 vagas reservadas, preferencialmente, para candidatas do sexo feminino e 744 para o masculino das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
240 vagas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), destinadas preferencialmente para candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, obedecendo à ordem de classificação.
Inscrições e Edital
A partir do dia 16/01/2023 você poderá se inscrever no concurso para fuzileiro da marinha através deste link, basta clicar.
As inscrições poderão ser efetivadas somente entre 8h do dia 16 de janeiro e 23h59 do dia 02 de março de 2023, horário oficial de Brasília/DF. Acesse aqui o edital completo do concurso de fuzileiro.
Principais Requisitos
- ser brasileiro;
- ser voluntário;
- ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024, nos termos da Lei n° 14.296, de 04 de janeiro de 2022;
- possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio
- possuir documento oficial de identificação original, com assinatura e com fotografia na qual possa ser reconhecida, na forma definida no item 3.2;
- ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012;
- não ser casado ou não ter constituído união estável, bem como não ter filhos ou dependentes, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Órgão de Formação, nos termos da Lei n° 6.880/1980;
Sobre o Curso de Formação de Fuzileiros
O Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ) e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília (DF), de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), sob regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.