A crescente tensão entre Sérvia e Kosovo tem atraído a atenção internacional, com a União Europeia e a OTAN intervindo na tentativa de restabelecer a calma na região. Em resposta a um pedido da OTAN, a Turquia anunciou que enviará um batalhão de comandos para o norte de Kosovo para ajudar a controlar a situação.
A tensão aumentou após uma eleição altamente contestada em abril, na qual a minoria étnica sérvia do Kosovo boicotou as eleições locais. Isso permitiu que candidatos de etnia albanesa assumissem o controle dos conselhos de quatro municípios, um movimento que a minoria sérvia considerou ilegítimo, desencadeando protestos violentos, conforme relatado pelo G1.
O Ministério da Defesa da Turquia, por meio de uma publicação no seu twitter, anunciou que estará enviando um batalhão de comandos do 65.º Comando da Brigada de Infantaria Mecanizada para o norte de Kosovo.

O batalhão se juntará à missão de manutenção da paz da aliança na região, conhecida como KFOR (Força da OTAN no Kosovo), como uma unidade de reserva. Leia a seguir o documento traduzido.
“Turquia; Continua a contribuir para a paz e a estabilidade regionais e mundiais no âmbito das relações bilaterais com as missões da ONU, da NATO, da UE e da OSCE.
Neste contexto, o nosso país acompanha de perto os desenvolvimentos nos Balcãs, onde se situam os nossos valores históricos e culturais comuns; Assume uma posição construtiva para a resolução através do diálogo dos recentes incidentes no norte do Kosovo amigo e fraterno, que são prejudiciais para a segurança e a estabilidade regionais, e apela às partes para que demonstrem contenção.
Na sequência dos acontecimentos no Kosovo, na sequência do pedido feito pelo Comando da Força Conjunta da OTAN/Nápoles (Itália), um batalhão de comandos do nosso 65.º Comando da Brigada de Infantaria Mecanizada (Kırklareli), que foi anteriormente atribuído à Força da OTAN no Kosovo (KFOR), foi designado como unidade de reserva.
Nossa unidade designada está planejada para ser transferida para o Quartel Sultão Murat, em Kosovo, de 4 a 5 de junho de 2023.
É respeitosamente anunciado ao público.”
O KFOR atualmente consiste em quase 3.800 tropas, incluindo cerca de 350 da Turquia.
A Força do Kosovo é uma força de paz internacional liderada pela OTAN, e responsável pelo estabelecimento de um ambiente seguro no Kosovo.