Um novo concurso para Polícia Federal pode ser lançado em breve. Isso porque o Diretor Geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse em entrevista à Globo News que está em estudo a contratação de dois mil novos policiais para fortalecer a corporação.
Ainda de acordo com o diretor, a Polícia Federal necessita de reforço para garantir o fortalecimento do controle e da fiscalização do arsenal de armas do país, tanto para atuação na sede administrativa, quanto para as superintendências regionais nos estados.
Em agosto de 2023, Andrei havia comunicado a necessidade de novas contratações e que um novo edital seria solicitado após a conclusão do curso de formação dos aprovados no último certame.
Na época, ele informou também o desejo de garantir concursos periódicos para a PF.
“Um pleito nosso é que a Polícia tenha concursos anuais, concursos periódicos, com menor quantidade de vagas, mas concursos periódicos de maneira que a gente consiga sempre – não só repor aqueles quadros que vão se aposentando -, mas também, incrementar o nosso efetivo que, hoje, é de apenas 15 mil servidores”, explicou.
Vale lembrar que foram convocados recentemente 201 candidatos excedentes aprovados no último concurso realizado pela Polícia Federal.
Foram convocados os candidatos aprovados para os seguintes cargos, respeitando as vagas conforme segue:
- Delegado da Polícia Federal – 30 vagas;
- Agente da Polícia Federal – 90 vagas;
- Escrivão da Polícia Federal – 81 vagas;
Edital para administrativos já foi solicitado
Ainda em 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, protocolou um pedido de edital para o preenchimento de 734 vagas na área administrativa da Polícia Federal.
Se o pedido do ministro for aprovado, as vagas do concurso serão distribuídas entre 559 oportunidades para nível médio e outras 175 para nível superior. Confira a distribuição por cargos e áreas a seguir:
Nível médio
- Agente administrativo – 559 vagas;
Nível superior
- Administrador – 26 vagas;
- Arquivista – 9 vagas;
- Assistente social – 13 vagas;
- Bibliotecário – 1 vaga;
- Contador – 9 vagas;
- Economista – 3 vagas;
- Enfermeiro – 3 vagas;
- Estatístico – 4 vagas;
- Farmacêutico – 2 vagas;
- Médico – 70 vagas;
- Nutricionista – 1 vaga;
- Odontólogo – 30 horas – 1 vaga;
- Odontólogo – 40 horas – 11 vagas;
- Psicólogo – 6 vagas;
- Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas;
- Técnico em comunicação social – 3 vagas;
Último concurso da Polícia Federal ofertou 1.500 vagas
Realizado em 2021, o último concurso da Polícia Federal ofereceu 1.500 vagas, todas para cargos de nível superior, conforme abaixo:
- Agente de polícia – 893 vagas
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas
Quem pode entrar na Polícia Federal?
Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pela Polícia Federal em concursos públicos é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
- Tenha nacionalidade brasileira ou portuguesa, amparada pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso;
- Possua idade mínima de 18 anos;
- Possua diploma de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
- Possua carteira de habilitação, no mínimo, na categoria B;
- Esteja em boas condições de saúde física e mental, comprovadas por exames médicos e psicológicos realizados por profissionais credenciados pela Polícia Federal;
- Possua aptidão física compatível com o cargo de agente da Polícia Federal, comprovada por meio de teste físico;
- Não tenha antecedentes criminais;
Para ser aprovado no concurso, os candidatos ainda precisam passar por uma série de etapas que incluem provas objetivas e discursivas, além de testes físicos, psicológicos e de aptidão.
O certame exige ainda avaliação de conduta social e análise de documentos e informações pessoais.
Quanto ganha um policial federal?
O salário de um policial federal no Brasil varia de acordo com o cargo e o nível hierárquico dentro da corporação. Atualmente, a remuneração básica de um agente da Polícia Federal é de R$ 12.441,26 para cargos de agentes de polícia federal, papiloscopistas e escrivães, e até R$ 23 mil para cargos de peritos e delegados.
No entanto, a remuneração pode ser acrescida de outras vantagens, como adicional de fronteira, adicional de periculosidade, gratificação de atividade de risco, entre outros.
Ainda, há possibilidade de acúmulo de gratificações, como a Gratificação de Desempenho de Atividade de Inteligência (GDAI) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ), que podem elevar significativamente o salário do policial federal.