O embaixador Rubens Barbosa, presidente do Cedesen (Centro de Defesa e Segurança Nacional), disse em entrevista à Folha de São Paulo que o relacionamento entre Lula e os Militares, entre eles os Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, nunca foi tão tranquilo quanto agora.
Segundo o presidente do Cedesen, essa mudança na relação é um contraste marcante quando comparado com o início do terceiro mandato de Lula, quando houve uma atmosfera de desconfiança e restrições.
“No Lula 3, a relação com os militares era de desconfiança total e de restrições de toda sorte. Não foi assim no Lula 1 e 2. Depois de um ano, a situação mudou totalmente e o relacionamento nunca foi mais tranquilo do que agora. ‘Thanks to’ Múcio”, afirmou o embaixador.
Essa transformação na dinâmica entre o governo e os militares é atribuída em grande parte ao Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, cuja atuação, segundo notícia da Folha, foi fundamental para reconstruir a confiança perdida. A estratégia adotada por Lula e Múcio focou na conciliação e no diálogo, evitando confrontos diretos e buscando uma abordagem mais equilibrada e cooperativa.
A mudança de postura de Lula em relação à Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e a decisão de não avançar com propostas mais radicais do PT, como a alteração do artigo 142 da Constituição, são exemplos dessa nova abordagem. Em vez disso, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pactuada com os Comandantes Militares foi elaborada, focando na proibição de militares na ativa disputarem eleições.