Em um dia marcado por valores de comprometimento e patriotismo, a Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP) deu início ao ano letivo de 2024 na sexta-feira do dia 9 de janeiro.
O ponto alto foi a aula inaugural ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que destacou a importância do “Ninho das Águias” na preparação dos jovens para os desafios futuros.
Damasceno frisou valores como profissionalismo, integridade, disciplina e patriotismo, além de ressaltar a excelência no serviço prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
“Este dia traduz um período de incansável dedicação por parte desses jovens e do alto envolvimento de diversos setores deste “Ninho das Águias” em prepará-los para os desafios futuros”, afirmou.
“Ninho das Águias” é uma expressão que se refere à Academia da Força Aérea. A AFA é conhecida como “Ninho das Águias” porque é lá que os futuros líderes da Força Aérea Brasileira são formados; isto é, trata-se de um lugar de grande importância para a formação dos Oficiais de Carreira da Aeronáutica.
Após a palestra, o Comandante convidou os Cadetes para uma corrida de 5km, reforçando a importância da atividade física na Academia. A solenidade também marcou a entrega de platinas para 169 Cadetes do primeiro ano, que simbolizam a incorporação ao Corpo de Cadetes da Aeronáutica.
Destaque para o primeiro voo solo
A Cadete Aviadora Amanda de Souza, do Quarto Esquadrão, realizou seu primeiro voo solo em um T-27 Tucano e recebeu o cachecol das mãos do Tenente-Brigadeiro Damasceno. “Este dia ficará marcado em minha memória para sempre”, disse a Cadete emocionada.
O Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, Comandante da AFA, resumiu o dia como “especial e marcante”. “Tivemos a aula inaugural do nosso Comandante, corrida com os Cadetes, entrega de platinas e o primeiro solo de uma Cadete do quarto ano”, destacou.
O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Riviero, entre outras autoridades militares e familiares dos Cadetes.
Fonte: FAB