“20 Dias em Mariupol” é um documentário impactante que retrata os primeiros 20 dias da invasão russa à Ucrânia, focando na cidade sitiada de Mariupol. Indicado ao Oscar 2024, o documentário mostra um pequeno grupo de jornalistas ilhado dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa, onde eles lutaram para continuar a registrar o conflito ao mesmo tempo que tinham que se preocupar em sobreviver.
O filme, dirigido por Mstyslav Chernov, é baseado em cerca de 25 horas de material bruto gravado por Chernov e sua equipe, dos quais apenas 30 minutos puderam ser enviados para a Associated Press.
A Revista Sociedade Militar recebeu um convite para assistir o filme antes do lançamento. Defato, é dificil desgrudar da tela, a narrativa é muito bem construída, de forma linear, expondo as atrocidades da guerra, incluindo a devastação da cidade, o desespero e o sofrimento dos civis, e as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas ao documentar esses eventos.
Em certos momentos percebe-se claramente que os jornalistas passaram por situações de risco e chegaram a ser hostilizados pela população que naquele momento não compreendia a necessidade de registrar o que estava acontecendo.
É um filme impactante, o documentário destaca a surrealdade do cenário de guerra na Ucrânia, onde cenas de normalidade foram abruptamente interrompidas por violência e destruição. Ele oferece uma visão crua da realidade do conflito, mostrando a desumanidade enfrentada pelos moradores de Mariupol, desde crianças vítimas de bombardeios escondidas em abrigos improvisados e o desespero da busc apela sobrevivência sem acesso a necessidades básicas como abrigo, água e eletricidade.
“20 Dias em Mariupol”, com estréia marcada para 7 de março de 2024, é uma testemunha poderosa e importante não só para afccionados por filmes de guerra, mas também para quem quer conhecer os horrores da guerra da atualidade. O filme, projetado para ser uma experiência visual e emocional intensa para o espectador, com o objetivo de não ser esquecido, cumpre o seu papel de informar com franqueza sobre o que de fato está acontecendo.
Robson Augusto // Revista Sociedade Militar