Nos últimos meses, as redes sociais do Exército Brasileiro e das Forças Armadas como um todo têm sido inundadas por uma onda de críticas intensas e agressivas. Observa-se um aumento significativo no número de detratores, indivíduos dedicados a publicar comentários negativos nas seções de comentários das plataformas como Instagram, Twitter e YouTube do Exército. Entre aqueles que interagem ativamente, esses críticos parecem ter se tornado predominantes, levando, de forma inevitável, a uma reavaliação das estratégias de comunicação do Exército com a sociedade, visando adaptar-se e responder a esse novo e surpreendente cenário.
A chamada Marca Exército Brasileiro acabou sendo associada a nomes de políticos e até á suposta inação da força diante de ataques contra a democracia, que na visão do alto comando não existiram.
Ao invés de somente usar as redes sociais, o Exército Brasileiro, segundo informado pelos oficiais publicitários do CCOMSEX, vai utilizar tambémpublicidade em rádio e televisão, sempre com o objetivo de comprir as diretrizes do Comandante do Exército, levando informações sobre as entregas de serviços, deixando claro que a força é apolítica e apartidária e informando que a mão amiga continua agindo, vai usar também rádio e televisão.
“Segundo os oficiais publicitários, o formato utilizado dessa vez será diferente. Os militares do CCOMSEX não vão mais focar somente em grandes campanhas como as feitas tradicionalmente no dos dias do Exército e do Soldado. O objetivo, explicam, agora é uma produção permanente ‘durante todo o ano e não apenas com foco nas datas magnas, que serão destacadas com produtos de comunicação social específicos’…” (Artigo na Revista Sociedade Militar)
A campanha esse ano “tem uma pegada mais publicitária em comparação com outros anos… as entregas do Exército muitas vezes são difíceis de serem percebidas, não estão expostas nas prateleiras dos supermercados…”, diz um dos oficiais publicitários sob o comando do General de Exército Tomás Miguel Miné
A Marca Exército Brasileiro
A Marca Exército Brasileiro identifica e representa a Força. É composta do símbolo e do nome Exército Brasileiro, cujos elementos podem ser usados em conjunto ou em separado
A Marca Exército Brasileiro , cuja norma para reprodução é orientada pela Portaria do Comandante do Exército Nº 095, de 24 de fevereiro de 2005, tem a seguinte descrição heráldica: “Escudo formado por um resplendor de vinte lâminas, atravessado no seu eixo vertical, de baixo para cima, por um sabre, tudo de prata, sobrepostos por três elipses, filetadas de prata, concêntricas, nas cores verde, amarela e azul-celeste, contendo, esta, a constelação do Cruzeiro do Sul, de prata.”
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar
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