O Comando da Marinha, através do Estado-Maior da Armada, autorizou a visita do Navio Patrulha Francês “Teriieroo a Teriierooiterai” ao porto do Rio de Janeiro entre os dias 5 e 9 de abril de 2024. O Teriieroo a Teriierooiterai é o mais novo Navio Patrulha da classe Félix Éboué pertencente a Marinha da França, lançado ao mar em setembro de 2022, fez sua primeira viagem em setembro de 2023.
Patrouilleur Outre-mer (POM)
A classe Patrouilleur Outre-mer (POM) é também conhecida como classe Félix Éboué.
Esses navios-patrulha de alta capacidade estão designados para substituir os antigos navios da classe P400, estando previsto seu posicionamento estratégico em localidades como Nouméa, Tahiti e La Réunion.
Com um deslocamento de 1.300 toneladas, os navios da classe POM possuem quatro vezes o deslocamento dos navios da classe P400, além de um leque ampliado de capacidades.
O navio líder, Auguste Bénébig, foi comissionado em maio de 2023, com a entrega de todas as seis unidades encomendadas esperada até 2025.
O desenvolvimento dos POM foi influenciado por estudos estratégicos conduzidos no âmbito do programa BATSIMAR e pelo Estudo Estratégico para a Defesa Nacional e Segurança de 2017.
Esses estudos destacaram a necessidade de proteger as regiões ultramarinas francesas contra ações terroristas e ameaças de invasão, culminando na definição de duas famílias de navios-patrulha:
- os Patrouilleurs de Haute Mer de Nouvelle Génération (PHM-NG), ou Navios Patrulha Oceânicos,
- e os Patrouilleurs Outre-mer (POM).
Os POM são especificamente projetados para tarefas de proteção territorial e de guarda costeira, equipados sem armamento ofensivo significativo.
Além de suas capacidades avançadas de patrulha e proteção territorial, os navios da classe POM são dotados de tecnologia de ponta para operar em condições desafiadoras, como forte calor e alta umidade, durante trinta dias consecutivos.
Eles possuem capacidades próprias de guindaste, podem acomodar até 30 marinheiros com mais 24 acomodações adicionais. Além disso, estão equipados com duas lanchas rápidas de 8 metros e um UAV Survey Copter Aliaca, capaz de missões de até três horas sobre um alcance de 50 quilômetros, lançado por catapultas e recuperado automaticamente por uma rede.
Essas embarcações também são equipadas com o sistema de combate Lyncea, radares de vigilância da Hensoldt e armamentos, incluindo um canhão automático Nexter Narwhal de 20 mm.
Equipamentos – Armamento
- 2 metralhadoras 7.62mm
- 2 metralhadoras de 12,7 mm
- 1 Artilharia operada remotamente Nexter Narwhal de 20mm
- Duas lanchas de 8m
- 1 barco de serviço
- Radar de Vigilância Ar/Superfície
- Sistema de Situação Tática
- Capacidade de Comunicação por Satélite
- Sistema de Identificação Optrônica Dia/Noite
- Instalações de aviação para um drone de decolagem vertical de até 200 kg
Características
- 12 metros de largura
- 80 metros de comprimento
- Calado de 3,5 metros
- 30 dias de vida útil da bateria
- Alcance: 5.500 milhas náuticas a 12 nós
- Propulsão híbrida: diesel/elétrico (velocidade máxima de 24 nós)
- 30 tripulantes marinheiros
- 23 acomodações adicionais