Militares argentinos foram condecorados com a Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas na última quinta-feira, dia 06, durante cerimônia realizada na Base Aérea de Canoas (BACO).
A ação solene contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; dos Adidos do Exército Argentino, e outras autoridades civis e militares.
De acordo com a assessoria de imprensa da FAB, os militares do Exército Argentino se engajaram no tratamento e fornecimento de água para atender a população do Rio Grande do Sul, após as enchentes afetaram o abastecimento de água em diversas cidades.
Os reservatórios instalados pelos argentinos garantiram capacidade para duas plantas de tratamento, capazes de produzir seis mil litros de água potável por hora.
“Procuramos aqui agradecer essa disponibilidade, essa demonstração de união entre os dois países, agraciando os militares responsáveis e para que eles levem a nossa amizade, o nosso agradecimento e desejamos um grande futuro para todos nós e sempre nesse ambiente de muita paz, de muita cooperação e de grande amizade”, disse, o Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Aguiar Freire.
Vale mencionar que a Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é destinada a civis e militares, tanto brasileiros, quanto estrangeiros, além de organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços ao EMCFA.