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EUA revelam o mistério do Ghost: barco furtivo que uniu engenharia revolucionária e velocidade incrível, marcando a defesa marítima com inovação tecnológica secreta

Ghost: O barco furtivo dos EUA com engenharia revolucionária e velocidade incomparável. Entenda por que foi considerado extremamente perigoso e mantido em segredo

por Bassani
16/11/2024
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O Ghost foi um barco furtivo desenvolvido nos EUA, cuja existência e tecnologia foi mantida em segredo por quatro anos. Apesar de sua aparência que lembra a engenharia de um catamarã, o Ghost era, na verdade, um barco inovador acoplado a dois gigantes submarinos. Esses submarinos permitiam que o Ghost operasse principalmente debaixo d’água, praticamente “voando” sob a superfície.

O inventor, Greg Sankoff, gastou 5 milhões de dólares de seu próprio bolso para contratar engenheiros e especialistas navais, com o objetivo de criar um barco revolucionário. A ideia inicial era eventualmente vender o Ghost para as Forças Armadas dos EUA, especialmente após o trágico ataque ao USS Cole em 12 de outubro de 2000.

Buques de asalto ultra-rápidos: el GHOST | VA DE BARCOS

Nesse ataque, um pequeno barco carregado de explosivos pilotado por terroristas abriu um buraco de 12 metros de largura no navio, matando 17 marinheiros e ferindo outros 40. Esse evento foi um catalisador para Sankoff, que viu a necessidade de um navio de guerra capaz de neutralizar ameaças semelhantes.

Estados Unidos impõe ordem de sigilo

O governo dos Estados Unidos impôs ordens de sigilo ao Ghost, declarando-o tão perigoso que não queriam que países aliados dos EUA tivessem acesso a ele. Isso levantou questões sobre as verdadeiras capacidades e intenções por trás da engenharia do Ghost.

Tecnologia e inovação: entenda como o Ghost voava debaixo d’água e suas capacidades furtivas

O Ghost foi um exemplo de inovação tecnológica em operações marítimas. Utilizando um design chamado SWATH (Small Waterplane Area Twin Hull), o Ghost minimizava os efeitos das ondas, proporcionando uma navegação incrivelmente suave. Enquanto pequenos barcos patrulha eram instáveis em mar aberto, o design SWATH permitia ao Ghost operar com eficiência, mesmo em condições adversas.

Os dois gigantes submarinos que sustentavam o Ghost tinham 22 superfícies de controle subaquáticas, incluindo dois motores a gás e tanques de combustível de 3.028 litros cada.

A posição das hélices na frente dos submarinos era uma característica única da engenharia, reduzindo o arrasto através da cavitação, onde a água forma bolhas ao redor das hélices, criando túneis de gás subaquáticos. Isso permitia ao Ghost uma velocidade máxima de 74 km/h, tornando-o o navio SWATH mais rápido do mundo.

O Ghost era equipado com uma variedade de armas, incluindo um canhão rotativo M197 de 20 mm e mísseis Griffin. Sua missão principal era a defesa da frota, protegendo navios maiores contra ameaças menores, como barcos terroristas e sistemas marítimos não tripulados nos EUA. Também poderiam ser usado em operações de guerra anti-submarina e proteção contra pirataria.

Desafios e obstáculos que impediram o Ghost de ser adotado pela Marinha dos EUA

Após investirem 22 milhões de dólares em dinheiro privado, a Juliet Marine Systems finalmente pôde revelar o Ghost ao público. Contudo, o governo americano impôs e levantou ordens de sigilo várias vezes, dificultando a divulgação da tecnologia.

A Juliet Marine Systems tentou vender o Ghost para a Coreia do Sul, mas enfrentou inúmeros obstáculos burocráticos. Além disso, o interesse inicial da Marinha dos EUA desapareceu devido a uma preferência por navios de casco grande capazes de operar tanto em águas azuis quanto costeiras.

A relutância da Marinha em adotar novas tecnologias, após os problemas com os navios de combate litoral e o Zumwalt, também contribuiu para a falta de interesse.

Como este barco furtivo poderia transformar a defesa marítima nos EUA

Em 2016, devido aos desafios comerciais e às restrições governamentais, a Juliet Marine Systems foi forçada a demitir a maioria de seus funcionários. O Ghost foi colocado à venda por 2 milhões de dólares, e atualmente está exposto no Parque Albacore, ao lado do USS Albacore, em Portsmouth, New Hampshire, nos EUA.

A história do Ghost reflete a repetição dos padrões históricos, onde novas tecnologias navais enfrentam resistência inicial da engenharia antes de serem adotadas amplamente. Com suas capacidades furtivas e design inovador, é provável que o Ghost ou suas variantes futuras se tornem parte integrante de muitas marinhas ao redor do mundo.

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