Veículos militares desenvolvidos e produzidos no Brasil mostram que nossa indústria tem potencial de sobra. E não estamos falando apenas de cópias ou adaptações. Ou seja, Muitos modelos nacionais nasceram do zero, com tecnologia própria e foco em desempenho, proteção e mobilidade em situações extremas.
Muita gente não sabe, mas o Brasil possui um histórico de produção de veículos militares extremamente elogiado mundo afora.
Embora estejamos longe de ser uma potência militar, nosso veículos fizeram e ainda fazem bonito mundo afora!
Então, neste artigo, você vai conhecer 10 veículos militares criados em solo brasileiro que são motivo de orgulho.
A ordem não segue critérios técnicos, mas a diversidade e inovação presentes em cada projeto.
1. Guarani 6×6 – O novo fôlego do Exército
O Guarani 6×6 é o carro-chefe atual da frota do Exército Brasileiro. O veículo foi fabricado pela Iveco, ele substitui o antigo Urutu.
Com blindagem avançada e capacidade para 11 soldados, oferece excelente mobilidade. Pode receber torre com metralhadora .50 e até sistemas de comunicação de última geração.

2. EE-T1 Osório – Um sonho que quase virou realidade
Desenvolvido nos anos 80 pela extinta Engesa, o Osório impressionou o mundo. Com motor Mercedes-Benz e canhão de 105 mm, ele superou concorrentes em testes internacionais.
Porém, o fim da Guerra Fria esfriou os planos de exportação. Ainda assim, marcou a história dos veículos militares brasileiros.

3. Marruá Agrale – O substituto do jipe militar
Robusto, leve e confiável. O Marruá nasceu para missões variadas: transporte de tropas, patrulhas e comunicações.
Criado pela Agrale, ele conquistou forças armadas do Brasil e até de outros países da América Latina. Sua manutenção simples é um dos maiores trunfos.
É conhecido no meio dos veículos militares como um fusca: funcional e simples de consertar.

4. EE-11 Urutu – O clássico dos anos 70 e 80
Outro modelo da Engesa, o Urutu foi o blindado leve mais famoso do Brasil por décadas.
Com tração 6×6, capacidade anfíbia e boa proteção, serviu no Haiti, em missões de paz da ONU e em diversas operações nacionais.
Foi usado também por países africanos e sul-americanos, o que o coloca no hall dos melhores veículos militares tupiniquins.

5. Cascavel EE-9 – O blindado de reconhecimento
Ágil e bem armado, o Cascavel EE-9 foi desenvolvido com foco em reconhecimento e ataque rápido.
Com um canhão de 90 mm, surpreendia pela potência em um veículo leve.
O modelo chegou a ser exportado para mais de 20 países. Até hoje, alguns ainda estão em operação, uma prova da qualidade dos veículos militares brasileiros.

6. VTNE 6×6 Tatra – Potência e tração para qualquer terreno
Produzido no Brasil pela Tatra Brasileira, o VTNE 6×6 é um caminhão militar pesado.
Usado para transporte logístico, reboque e suprimentos, ele aguenta qualquer tipo de terreno.
Seu motor potente e suspensão independente garantem desempenho em ambientes extremos.

7. VLEGA Gaucho – Cooperação entre Brasil e Argentina
O VLEGA Gaucho é resultado da parceria entre os dois países.
Desenvolvido para missões aerotransportadas, é leve, compacto e multifuncional.
Pode ser usado para reconhecimento, patrulha e transporte de cargas leves. Sua estrutura permite lançamentos aéreos e uso em áreas de difícil acesso.

8. Viatura Blindada Leve Sobre Rodas (VBL SR) IVECO – O olho avançado da tropa
Compacto e versátil, o VBL SR foi pensado para missões de reconhecimento em ambientes urbanos e rurais.
Dessa forma, foi equipado com sensores e câmeras, também pode integrar armamentos leves. Sua agilidade é um diferencial.
Ideal para operações que exigem rapidez e inteligência em campo.
Por isso, é aclamado como um dos veículos militares mais funcionais que existem.

9. Guará 4WS 4×4 – Mobilidade e proteção no mesmo pacote
Pouco conhecido pelo público, o Guará é um blindado leve 4×4 produzido pela Avibras.
Conta com sistema de direção nas quatro rodas, ou seja, tem excelente manobrabilidade.
Embora projetado para transporte de tropas, também pode atuar em patrulhas e apoio logístico.

10. EE-T4 Ogum – O trator de guerra
O Ogum era um projeto ambicioso da Engesa.
Era, basicamente, um trator militar com tração 4×4, blindagem leve e grande força.
Ou seja, ideal para abrir caminhos e transportar cargas pesadas, ele chegou a ser testado, mas nunca entrou em produção em larga escala.
Mesmo assim, merece destaque por sua inovação frente aos veículos militares já produzidos por aqui.

Brasil no cenário global dos veículos militares
A indústria nacional de veículos militares já enfrentou altos e baixos. Empresas como Engesa fecharam as portas, mas deixaram um legado técnico que ainda inspira novos projetos.
Entretanto, hoje, com parcerias público-privadas e investimentos em tecnologia, o Brasil volta a crescer nesse setor estratégico.
Assim, hoje exportamos para países da África, América Latina e Oriente Médio.
E mais: muitos desses veículos militares são adaptados para missões de paz, operações urbanas e ações de ajuda humanitária.
Sendo assim, a inovação, a versatilidade e o conhecimento acumulado colocam, então, o Brasil como um player importante no desenvolvimento de soluções militares sob medida. Por isso, cada modelo citado aqui é uma prova viva disso.