RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Aviação Militar

Novas remessas de caças F-39 Gripen podem chegar ao Brasil a qualquer momento: Navio de bandeira holandesa deixa a Suécia em agosto a caminho de Navegantes, Brasil, pode estar transportando uma ou mais aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Navio holandês carrega caças F-39 Gripen rumo ao Brasil, prevendo chegada em setembro. Força Aérea Brasileira se prepara para receber novos exemplares da aeronave de combate.

por Alves
03/09/2024
A A

Em uma operação de grande importância para a defesa nacional, um navio de bandeira holandesa, o MV “Heerengracht”, deixou o porto de Norrköping, na Suécia, no final da manhã de 2 de setembro, com destino ao Brasil. A informação foi revelada pelo especializado Aviação em Floripa.

Segundo as informações publicadas, o destino final da embarcação é a cidade de Navegantes, em Santa Catarina, e há fortes indícios de que a carga transportada seja uma nova remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão de chegada do navio ao Brasil é para o dia 23 de setembro, após percorrer aproximadamente 12 mil quilômetros de distância entre as duas localidades.

A movimentação do navio chamou a atenção desde o início, quando, em 23 de agosto, surgiram rumores sobre a possibilidade de nova entrega de caças ao Brasil. Com características e tonelagem semelhantes aos navios utilizados em operações anteriores, o MV “Heerengracht” pertence à Companhia de Navegação Spliethoff, a mesma responsável por três das cinco entregas anteriores. O site Aviação em Floripa, responsável pela informação exclusiva, vinha monitorando a embarcação antes mesmo de sua atracação no porto sueco.

A operação de transporte é complexa e envolve a movimentação dos caças desde o Aeroporto de Norrköping até o porto, onde são embarcados no navio. O processo é cercado de sigilo e segurança, com detalhes que só são revelados após a chegada da carga ao destino. Apesar das especulações, ainda não é possível confirmar se o navio transporta uma ou duas aeronaves F-39 Gripen, mas há uma expectativa de que, assim como na última entrega, apenas um caça esteja a bordo, possivelmente com a matrícula FAB 4108.

Recentemente, a fabricante sueca Saab implementou melhorias aerodinâmicas nas asas e canards do F-39 Gripen, e há uma curiosidade sobre se o exemplar em transporte já conta com essas modificações. Entretanto, a confirmação só poderá ser feita após o desembarque e inspeção da aeronave em solo brasileiro. Independentemente disso, todas as aeronaves já operacionais pela FAB deverão receber essas atualizações no futuro, garantindo a padronização da frota.

Esta é a sexta operação de entrega de caças F-39 Gripen ao Brasil. Até o momento, a FAB já conta com oito exemplares em território nacional, todos da versão F-39E, monoposto. O primeiro deles, entregue em setembro de 2020, é utilizado pela Saab e Embraer como exemplar de testes. Os demais estão em operação no 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, Goiás. Ao todo, a FAB adquiriu 36 aeronaves, sendo 28 unidades da versão monoposto e 8 da versão de treinamento e conversão operacional F-39F.

A chegada deste novo caça, prevista para setembro, deixará ainda quatro unidades a serem entregues em futuros envios. Paralelamente, existe a possibilidade de um segundo lote de caças Gripen ser negociado entre Brasil e Suécia, ampliando a frota para até 50 unidades. Essa negociação está prevista em uma cláusula do contrato original, que permite um acréscimo de até 25% no valor da operação sem a necessidade de um novo acordo.

Além disso, há discussões em andamento sobre a aquisição de um segundo modelo de caça para complementar os F-39 Gripen na FAB, em função da necessidade urgente de substituir as antigas aeronaves F-5M Tiger II e os A-1M. Contudo, essas negociações ainda estão no campo das especulações e podem ou não se concretizar a médio prazo.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Policial da CORE é alvejado em operação na Cidade de Deus 19/05/2025
  • Conectados e exaustos: O novo campo de batalha na mente militar 19/05/2025
  • CNU 2025 terá mais de 500 vagas só para NÍVEL MÉDIO: saiba quais serão os cargos e os órgãos contemplados! Edital previsto para julho 19/05/2025
  • Exército quer turismo militar como estratégia para fortalecer identidade e reforçar imagem de instituição fundamental para a soberania 19/05/2025
  • Mochila tática com mais de 11 mil avaliações 5 estrelas: conheça o modelo de R$169 que conquistou o público militar 19/05/2025
  • Concurso Administrativo da Polícia Federal encerra inscrições nesta semana: não perca o prazo! 19/05/2025
  • Entenda como guerras recentes e históricas influenciam questões de Ciências Humanas no ENEM e tudo o que você precisa saber para arrasar na prova 19/05/2025
  • De militar temporário das FFAA a empresário: desafios e adaptações 19/05/2025
  • Com salário de mais de R$ 22 mil, concurso para Diplomatas abre inscrições nesta segunda! Vagas para profissionais de qualquer área 19/05/2025
  • Brasil atinge novo patamar com o Gripen — e força aérea da América do Sul fica para trás 19/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.