RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Ciência e Tecnologia

Temperaturas perto dos 45ºC: por que o mês de setembro pode ser o mais quente da história do Brasil? Cientistas alertam para catástrofes ambientais e de saúde pública

Calorão que irá atingir o país se deve a um efeito conhecido como Cúpula de Calor ou Efeito Domo.

por Anna Munhoz
03/09/2024
A A

O Brasil está prestes a viver o período de maior calor e seca já registrado na história. Os serviços de meteorologia estão indicando temperaturas alarmantes em diversos estados do país, com máximas podendo chegar a 45º C.

Para piorar a situação, o ar seco e a falta de chuvas irão derrubar a umidade relativa do ar, trazendo consequências sérias para o meio ambiente e a saúde humana. O pico do calor está previsto para a segunda semana do mês de setembro. Esse calorão que irá atingir o país se deve a um efeito conhecido como Cúpula de Calor ou Efeito Domo.  Entenda mais a seguir.

O que é uma cúpula de calor?

Cúpula de calor é o nome dado para quando uma área de alta pressão permanece sobre o mesmo local por dias ou até semanas, fazendo com que o ar muito quente fique preso por baixo assim como uma tampa em uma panela. Essa massa de ar quente se expande verticalmente na atmosfera, gerando a tal cúpula de calor capaz de desviar frentes frias, por exemplo.

Neste mês de setembro, esta bolha de calor estará com o seu centro entre o Paraguai e o Centro Oeste brasileiro.  Dessa forma, a previsão é de que estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás cheguem a registrar temperaturas entre 40º C e 45º C.

No entanto, estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Maranhão e Piauí também serão fortemente afetados por essa onda de calor e secura.

Mudanças climáticas

Estudos recentes tem demonstrado que as mudanças climáticas estão contribuindo com o aumento das cúpulas de calor em todo o mundo. Por isso, cientistas alertam que períodos de altas temperaturas serão cada vez mais frequentes e intensos.

Ao longo de mais de um século de medição de temperatura global nunca foram registrados tantos recordes de calor. Em 2021, por exemplo, uma cúpula de calor na região Oeste da América do Norte elevou as temperaturas a quase 49º C levando a morte mais de 1.030 pessoas .

Riscos associados ao calor extremo

Muito se fala das mortes causadas pelo frio. Mas o calor, especialmente quando acompanhado da baixa umidade do ar, é igualmente perigoso ou até mais, isso porque o aumento das temperaturas se relaciona com riscos silenciosos.

Um dos riscos associados é a pressão arterial que tende a subir e levar a complicações pessoas com problemas cardiovasculares, por exemplo. Idosos também são vitimas do calor extrema sofrendo com desidratação e insolação.

Já as crianças costumam apresentar maiores problemas respiratórios com agravamento de quadros como bronquite, rinite, asma e sinusite.

A saúde humana não é a única que fica em perigo. O meio ambiente também sofre. Incêndios e queimadas são mais frequentes, reduzindo as áreas verdes e causando a morte de inúmeros animais, isso sem falar na qualidade do ar que fica ainda mais comprometida pela fumaça.

O que fazer?

Para reduzir os efeitos do calorão, é recomendado beber muita água, evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia e passar protetor solar. Também é aconselhável usar roupas leves e folgadas que ajudam o corpo a não acumular calor.

Cuidado ainda com os animais domésticos, mantendo-os longe do sol, evitando caminhadas nos períodos de sol mais quente e sempre manter a tigelinha com água cheia.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • O letal submarino brasileiro SN-10 Almirante Álvaro Alberto: a arma silenciosa da Marinha do Brasil que promete colocar o Brasil entre as nações com maior poder de dissuasão do planeta 14/05/2025
  • Crise na Embraer: produção dos jatos KC-390, A-29N Super Tucano e Gripen corre risco com greve em São José dos Campos. Sabotagem? 13/05/2025
  • Escândalo dos voos secretos: STF ignora lei, usa aeronaves da FAB e esconde tudo da população! 13/05/2025
  • China choca o mundo e oferece à Força Aérea Brasileira seu matador de Rafales: poderosos caças J-10C e mísseis PL 15 estão a disposição do Brasil 13/05/2025
  • Concurso Brigada Militar RS para Oficial é suspenso por decisão da Justiça após denúncia 13/05/2025
  • Concurso INCA 2025: 84 vagas no Concurso Nacional Unificado com salários de até R$ 5.166,95, veja como se preparar 13/05/2025
  • Cargueiro brasileiro KC-390, da Embraer, desafia gigante europeu A400M; França tenta conter seu avanço no mercado sul-americano 13/05/2025
  • Marinha do Brasil realiza operação de guerra naval com 1.500 militares, submarino e ataques aéreos, incluindo lançamento real do míssil ‘Aspide’ 13/05/2025
  • Marinha do Brasil apresenta o revolucionário helicóptero IH-18 e marca o fim da era Jet Ranger, com a modernização da defesa aérea e o reforço da soberania nacional 13/05/2025
  • O tanque imparável: conheça o T-90M Proryv e a blindagem quase impenetrável que redefine a sobrevivência em combate 13/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.