Uma manifestação inusitada de ex-militares do efetivo variável do Exército Brasileiro chamou a atenção no último fim de semana, ao ocupar espaço no centro do Rio de Janeiro. Vestindo roupas camufladas e coturnos, e se apresentando como um grupo de veteranos das Forças Armadas, os participantes definiram o evento como uma “celebração da posse de Donald Trump” como presidente dos Estados Unidos.
A marcha, realizada em frente ao Consulado norte-americano, contou com cerca de 20 pessoas. Equipados com instrumentos de percussão, os manifestantes entoaram dobrados militares enquanto marchavam, em uma cena que de fato remeteu a rituais castrenses. Apoiadores do ato nas redes sociais justificaram o evento como uma demonstração de alinhamento ideológico e esperança de que o legado de Trump pudesse, de alguma forma, influenciar positivamente o retorno de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil.
Repercussão nas redes sociais da manifestação de veteranos
Nas redes sociais, a manifestação – que ocorreu no sábado, 20 de janeiro – gerou uma onda de reações extremamente polarizadas. Análises dos comentários indicam que o tom predominante foi de sarcasmo e ironia. Muitos internautas questionaram a lógica de celebrar a posse de um presidente de outro país, enquanto outros aproveitaram para criticar a suposta idolatria de certos grupos brasileiros por líderes estrangeiros.
Comentários como “Vergonha, trágico e cômico. Nunca leram um livro de História” e “Que coisa mais ridícula. Ex-militares brasileiros babando ovo para empresário americano” sintetizam o tom crítico de uma parcela significativa do público. A manifestação também foi associada à polarização política no Brasil, com alguns usuários atribuindo o ato a uma “alienação” ou falta de compreensão geopolítica.
Entretanto, entre as reações, também houve apoio. Usuários parabenizaram os participantes pela coragem de se posicionar publicamente. Mensagens como “Uma vez militar, sempre militar… parabéns!” e “Maravilha! Pelo menos, os Estados Unidos vão ficar bem!” evidenciam que o evento encontrou eco entre simpatizantes de Trump e Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
Alguns comentários sobre a manifestação pró Trump no Rio de Janeiro
“Os boomers sao a pior geracao. Entregaram so o de pior ao brasil . Isso nao é direita, é fanatismo”
“Maravilha!! Pelo menos, os Estados Unidos vão ficar bem!! Diferente do nosso País, onde a maioria dos políticos não pensa no bem estar do povo!! Imposto sobre imposto!!”
“Palhaçada é condenar os militares por meia dúzia de trapalhões, me poupe”
“Que coisa mais ridícula. Ex militares brasileiros babando ovo para empresário americano. Sem noção”
“Qual problema na vibração? Ata! Se fosse baixaria de promiscuidade que se assola pode.”
“Vexatório, a direita só tem perspicácia no virtual, porque no real é um bando de burros e medíocres sem qualquer noção da realidade”
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar