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Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

por Sérvulo Pimentel
08/05/2025
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de mensagem enviada no dia 7 de maio de 2025 e publicada no DO nesta quinta-feira, dia 8 de maio, enviou ao congresso nacional um projeto de lei que “Autoriza o Poder Executivo Federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar duas aeronaves Bell Jet Ranger III (IH-6B), da Marinha do Brasil, à Armada Nacional da República Oriental do Uruguai.

Aeronaves de instrução com história na Marinha brasileira

As aeronaves Bell Jet Ranger III integram a frota do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) da Marinha do Brasil, utilizadas principalmente para a instrução de pilotos.

De acordo com o site Armas Nacionais, a Marinha brasileira adquiriu essas aeronaves em meados da década de 1980, quando as células anteriormente empregadas “começavam já a apresentar sinais de desgaste em virtude do extenuante perfil de treinamento”.

“Em 1985 concluiu-se com base em requisitos como economia de operação, custos de aquisição, experiência em manutenção e fatores logísticos que a melhor opção seria a aquisição do Bell 206B Jet Ranger III”, detalha o site especializado.

Lote inicial e reforço da frota

Marinha prepara doação de helicópteros Bell Jet Ranger III ao Uruguai.
Projeto de lei enviado ao Congresso prevê transferência de duas aeronaves usadas desde os anos 1980. (Foto: Marinha do Brasil)

Conforme o Armas Nacionais, em junho de 1985, “a Marinha do Brasil assinou dois contratos, sendo o primeiro com a Bell Helicopter Textron, que compreendia a compra de dezesseis helicópteros Bell 206B Jet Ranger III, e o segundo com a empresa norte-americana Sfena Co. para que procedesse a reconfiguração da suíte de aviônica das aeronaves”.

As primeiras unidades, matriculadas como “MB 5038 a 5053”, chegaram ao Brasil entre março e maio de 1986, sendo incorporadas ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1).

Posteriormente, em 1992, o Ministério da Marinha adquiriu mais três células do Bell Jet Ranger III, “assinando em abril deste mesmo ano um contrato no valor de US$ 3.699.900“, segundo a publicação especializada.

Características e missões das aeronaves

aeronaves da marinha que o governo quer doar
Reprodução: Flickr MB

Os Bell Jet Ranger III da Marinha brasileira têm como principal função realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN).

Essas aeronaves também realizam eventualmente, tarefas de emprego geral.

O site Armas Nacionais destaca que as aeronaves foram equipadas com “um painel de instrumentos semelhante ao empregado pelos modelos em uso na Marinha Americana (US Navy) para a formação de pilotos de asas rotativas”.

“Esta modificação permitiria que o modelo voasse sem restrições sob condições de voo por instrumentos. Além do novo painel, estas aeronaves seriam equipadas com gancho de carga, guincho elétrico, flutuadores de emergência e portas ejetáveis para a tripulação e passageiros”, detalha o portal.

Desenvolvimento e história internacional

O Bell 206B Jet Ranger III é parte de uma bem-sucedida família de helicópteros que surgiu nos anos 1960, como detalha o Armas Nacionais: “A construção do primeiro protótipo seria iniciada em julho de 1965, com seu primeiro voo ocorrendo em dezembro do mesmo ano”.

A aeronave seria aprimorada, surgindo então o Bell 206A Jet Ranger, que “seria revelada no dia 10 de janeiro de 1966 durante a convenção da Helicopter Association of America (HAA)”.

“Logo o modelo despertaria grande interesse por parte de potenciais operadores, com a primeira aeronave de série sendo adquirida e entregue pelo CEO (Chief Executive Officer) da empresa Hollymatic Corporation”, relata o site.

Versões militares e sucesso comercial

O sucesso do modelo no mercado civil chamou a atenção das forças armadas dos EUA. “Esta intenção seria oficializada em outubro de 1967 com um contrato visando a compra de duas mil e duzentas células da versão militar agora oficialmente designada como Bell OH-58A Kiowa”, informa o Armas Nacionais.

Segundo o site especializado, “a produção foi descontinuada em fins do ano 2010, quando haviam sido produzidas sete mil e trezentas aeronaves dispostas em todas as versões”.

Programa de substituição na Marinha brasileira

O Armas Nacionais também informa que “no final da primeira década do novo século, ficava evidente a proximidade da obsolescência da frota de aeronaves leves da Aviação Naval”.

Em 2015, a Marinha lançou o programa de Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte (UHP), visando substituir os Bell Jet Ranger III e outros modelos mais antigos.

O novo programa tinha por objetivo adquirir aeronaves “destinadas às tarefas de treinamento e emprego geral, visando proporcionar aos futuros pilotos da aviação naval um nível de instrução compatível em termos de aviônica embarcada aos novos vetores”, conclui o site especializado.

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