O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de mensagem enviada no dia 7 de maio de 2025 e publicada no DO nesta quinta-feira, dia 8 de maio, enviou ao congresso nacional um projeto de lei que “Autoriza o Poder Executivo Federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar duas aeronaves Bell Jet Ranger III (IH-6B), da Marinha do Brasil, à Armada Nacional da República Oriental do Uruguai.
Aeronaves de instrução com história na Marinha brasileira
As aeronaves Bell Jet Ranger III integram a frota do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) da Marinha do Brasil, utilizadas principalmente para a instrução de pilotos.
De acordo com o site Armas Nacionais, a Marinha brasileira adquiriu essas aeronaves em meados da década de 1980, quando as células anteriormente empregadas “começavam já a apresentar sinais de desgaste em virtude do extenuante perfil de treinamento”.
“Em 1985 concluiu-se com base em requisitos como economia de operação, custos de aquisição, experiência em manutenção e fatores logísticos que a melhor opção seria a aquisição do Bell 206B Jet Ranger III”, detalha o site especializado.
Lote inicial e reforço da frota

Projeto de lei enviado ao Congresso prevê transferência de duas aeronaves usadas desde os anos 1980. (Foto: Marinha do Brasil)
Conforme o Armas Nacionais, em junho de 1985, “a Marinha do Brasil assinou dois contratos, sendo o primeiro com a Bell Helicopter Textron, que compreendia a compra de dezesseis helicópteros Bell 206B Jet Ranger III, e o segundo com a empresa norte-americana Sfena Co. para que procedesse a reconfiguração da suíte de aviônica das aeronaves”.
As primeiras unidades, matriculadas como “MB 5038 a 5053”, chegaram ao Brasil entre março e maio de 1986, sendo incorporadas ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1).
Posteriormente, em 1992, o Ministério da Marinha adquiriu mais três células do Bell Jet Ranger III, “assinando em abril deste mesmo ano um contrato no valor de US$ 3.699.900“, segundo a publicação especializada.
Características e missões das aeronaves

Os Bell Jet Ranger III da Marinha brasileira têm como principal função realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN).
Essas aeronaves também realizam eventualmente, tarefas de emprego geral.
O site Armas Nacionais destaca que as aeronaves foram equipadas com “um painel de instrumentos semelhante ao empregado pelos modelos em uso na Marinha Americana (US Navy) para a formação de pilotos de asas rotativas”.
“Esta modificação permitiria que o modelo voasse sem restrições sob condições de voo por instrumentos. Além do novo painel, estas aeronaves seriam equipadas com gancho de carga, guincho elétrico, flutuadores de emergência e portas ejetáveis para a tripulação e passageiros”, detalha o portal.
Desenvolvimento e história internacional
O Bell 206B Jet Ranger III é parte de uma bem-sucedida família de helicópteros que surgiu nos anos 1960, como detalha o Armas Nacionais: “A construção do primeiro protótipo seria iniciada em julho de 1965, com seu primeiro voo ocorrendo em dezembro do mesmo ano”.
A aeronave seria aprimorada, surgindo então o Bell 206A Jet Ranger, que “seria revelada no dia 10 de janeiro de 1966 durante a convenção da Helicopter Association of America (HAA)”.
“Logo o modelo despertaria grande interesse por parte de potenciais operadores, com a primeira aeronave de série sendo adquirida e entregue pelo CEO (Chief Executive Officer) da empresa Hollymatic Corporation”, relata o site.
Versões militares e sucesso comercial
O sucesso do modelo no mercado civil chamou a atenção das forças armadas dos EUA. “Esta intenção seria oficializada em outubro de 1967 com um contrato visando a compra de duas mil e duzentas células da versão militar agora oficialmente designada como Bell OH-58A Kiowa”, informa o Armas Nacionais.
Segundo o site especializado, “a produção foi descontinuada em fins do ano 2010, quando haviam sido produzidas sete mil e trezentas aeronaves dispostas em todas as versões”.
Programa de substituição na Marinha brasileira
O Armas Nacionais também informa que “no final da primeira década do novo século, ficava evidente a proximidade da obsolescência da frota de aeronaves leves da Aviação Naval”.
Em 2015, a Marinha lançou o programa de Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte (UHP), visando substituir os Bell Jet Ranger III e outros modelos mais antigos.
O novo programa tinha por objetivo adquirir aeronaves “destinadas às tarefas de treinamento e emprego geral, visando proporcionar aos futuros pilotos da aviação naval um nível de instrução compatível em termos de aviônica embarcada aos novos vetores”, conclui o site especializado.