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Pick-up testada na guerra da Ucrânia deve substituir Land Rovers do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil: das 160 defender da Marinha, 110 estão inoperantes

por Sociedade Militar 01/06/2025
Pick-up testada na guerra da Ucrânia deve substituir Land Rovers do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil: das 160 defender da Marinha, 110 estão inoperantes

Em 8 de abril de 2025, foi realizada a entrega oficial de uma viatura Fiat Titano 4×4 militarizada ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), durante cerimônia no Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMarFN), no Rio de Janeiro. Esse evento marcou um passo importante na modernização da frota terrestre da Marinha do Brasil, tendo em vista o objetivo de ampliar a mobilidade e a capacidade operacional das tropas. Logo após a entrega, o CFN iniciou testes tradicionalmente feitos com viaturas em diferentes cenários operacionais, avaliando seu desempenho em deslocamentos rápidos de apoio.

A Fiat Titano na verdade é um projeto minimamente modificado da Peugeot Landtrek, que atualmente já está sendo utilizada na Guerra da Ucrânia com motorização de 150cv de potência.

Em janeiro de 2024, com a assistência da Fundação Favbet, as Forças de Defesa  ucranianas receberam doação de 44 veículos Peugeot Landtrek, que no Brasil é vendida como Fiat Titano

Motivos para a Substituição da Frota do CFN – 110 Land Rover Defender estão indisponíveis

Atualmente, segundo informações apuradas pela Revista Sociedade Militar, a frota de Viaturas Operativas Leves (VtrOp L) do CFN é composta majoritariamente por Land Rover Defender, cuja produção foi descontinuada em 2015. As últimas aquisições ocorreram em 2016 e as primeiras em 2002. Segundo o documento disponibilizado pela Marinha do Brasil, o ciclo de vida planejado dessas viaturas é de 10 anos, podendo ser estendido em casos excepcionais. No entanto, a maioria da frota já atingiu ou ultrapassou esse limite.

Levantamento realizado por meio do SIGeM e das organizações subordinadas ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) revelou que 110 das 164 viaturas do tipo VtrTNE L estão atualmente indisponíveis para uso. Essa condição compromete severamente a capacidade do CFN de executar missões essenciais.

Diante disso, a substituição dessas viaturas é considerada pelos militares da Marinha como urgente e imprescindível para garantir os elementos de apoio ao combate e aos serviços essenciais. O plano de substituição, segundo as especificações anexas ao projeto básico na licitação, prevê a aquisição de 120 viaturas entre 2024 e 2027, sendo 30 unidades por ano.

A aquisição da Fiat Titano militarizada foi conduzida pelo Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN), com apoio do Centro Tecnológico do CFN, que recebeu o primeiro protótipo em abril de 2025. A partir desse protótipo inicial, foram iniciados testes de desempenho e adequação militar. Até o momento, foi firmado o Contrato nº 00013/2024, no valor de R$ 1.324.500,00, com a FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda., para o fornecimento de 5 viaturas – o que representa um custo aproximado de R$ 264.900,00 por unidade.

Fiat Titano com características Adaptadas para Uso Militar

A versão militarizada da Fiat Titano (classificada como Viatura Tática de Nível Especial de 3/4 Ton) incorpora diversos aprimoramentos que constam das exigências da Marinha do Brasil no edital, que são:

  1. Caçamba militar com:
    • Dispositivo de segurança individual
    • Proteção contra tombamento
  2. Instalação de 03 (três) arcos de proteção (Santo Antônio):
    • Amovíveis e reguláveis
    • Altura estendida de 1,55 m
    • Altura retraída no nível superior da cabine
    • Estrutura tubular de aço com diâmetro de 50 mm
    • Fixação no piso da caçamba
  3. Instalação de cintos de segurança:
    • Mínimo de 03 pontos ou tipo abdominal
    • Material automotivo na cor preta
    • Sistema de fixação no Santo Antônio
    • Proteção para 04 ocupantes sentados sob os arcos
  4. Revestimento do piso da caçamba:
    • Chapa de alumínio encrespado
    • Espessura de 3 mm
  5. Instalação de 02 bancos longitudinais na caçamba:
    • Um de cada lado
    • Acomodação para 02 militares por banco
    • Bancos rebatíveis
    • Estrutura metálica de aço
    • Assentos em chapa de madeira de lei com:
      • Espessura de 30 mm
      • Verniz marítimo
      • Bordas arredondadas
  6. Instalação de protetores das lanternas traseiras:
    • Em perfil metálico
    • Chapa de aço perfurada
    • Tratamento anticorrosivo
  7. Instalação de para-choque de impulsão (quebra-mato):
    • Proteção gradeada dos faróis
    • Construído em chapa de aço com estrutura tubular
    • Fixado nas longarinas do chassi por parafusos
    • Compatível com instalação de guincho e olhais de içamento
  8. Instalação de olhais dianteiros e traseiros:
    • Para amarração, reboque e içamento da viatura
    • Compatível com embarque em navios ou transporte por helicóptero

As capacidades operacionais

A Titano militarizada tem cabine dupla para até 5 ocupantes e transporte adicional de 4 militares na caçamba, totalizando até 9 militares por viatura. Possui tração 4×4, diferencial blocante traseiro, e capacidade de carga útil de 1.000 kg, podendo operar com eficiência em terrenos não pavimentados, áreas alagadas e em ambientes urbanos.

Papel na Doutrina dos Fuzileiros Navais

A Fiat Titano reforça a capacidade expedicionária do CFN, operando como viatura leve de apoio ao combate, transporte de pessoal, evacuação médica e comando móvel. Sua agilidade e versatilidade preenchem uma lacuna deixada pela frota obsoleta de Land Rover Defender, oferecendo um novo padrão para operações táticas leves e logísticas em ambiente terrestre.

Em síntese, a aquisição e nacionalização da Titano militarizada integram uma estratégia de rejuvenescimento logístico e fortalecimento da prontidão das tropas anfíbias do Brasil.