
A Força Aérea Brasileira (FAB) está disponibilizando a partir dessa segunda-feira (05/12/2022) 103 vagas para o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023. As inscrições para o processo seletivo terminam no dia 19/12/2022.
A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) imposta como condição para participação do concurso tem gerado reclamações, já que não se trata de um concurso para ingresso na Força, mas uma seleção realizada entre militares da própria instituição para escolha daqueles que poderão galgar o oficialato.
Condições para a inscrição
- Ser Suboficial do Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS) ou do Quadro Feminino de Graduados (QFG).
- Ter especialidade correlata à do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (QOEA).
- Precisa ter concluído com aproveitamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)
- Não pode completar até a conclusão do estágio 63 anos de idade
- Deve ter sido promovido à atual graduação até 1º de dezembro de 2022, independente do tempo de serviço que possuir nesse momento.
A seleção
Provas Escritas de língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e redação.
Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.
As provas estão marcadas para o dia 19/03/2023. Os suboficiais aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), no dia 04/09/2023, para matrícula no estágio que tem duração aproximada de treze semanas.
Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica.
Para se inscrever é necessário acessar o site www.ciaar.intraer.