No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos e mudanças importantes quanto aos avanços e reconhecimento das mulheres em diversos setores da sociedade.
A Força Aérea Brasileira homenageou as mulheres lembrando da sua primeira presença na força, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando, em julho de 1944, seis enfermeiras passaram a integrar o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica.
Após isso, em 1982, a FAB começou a incorporar o público feminino, que hoje é composto por 14.206 mulheres militares.
O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, deixou uma mensagem para as mulheres da força. Confira:
NO ANO DE 1982, DESBRAVADORAS GUERREIRAS ATRAVESSAVAM OS PORTÕES DAS NOSSAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO, NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS, CARREGANDO CONSIGO A RESPONSABILIDADE E O EMPENHO DE ESCREVER NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DA AERONÁUTICA BRASILEIRA UM SINGULAR CAPÍTULO: O SEU PIONEIRISMO.
COM SABEDORIA E SERENIDADE, ENFRENTARAM TODOS OS DESAFIOS TÍPICOS DA ADAPTAÇÃO AO MEIO MILITAR, E, DE MODO DILIGENTE, CONQUISTARAM O SEU ESPAÇO.
O comandante ainda salientou que as mulheres possuem espaço em variadas áreas militares, entre elas o exercício de atividades jurídicas, execução de tarefas em ambiente operacional, cargos de comando, chefia e direção e oficiais.
VALHO-ME, DESTE 8 DE MARÇO, NO QUAL CELEBRAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, PARA EXALTAR O TRABALHO INICIADO POR NOSSAS PIONEIRAS: VALOROSAS MULHERES, QUE TRILHARAM SÓLIDAS E EXITOSAS CARREIRAS PROFISSIONAIS, INSPIRADAS NO IDEALISMO DE INAUGURAR A PRESENÇA FEMININA NA FAB.
ESTENDO, AINDA, MEUS CUMPRIMENTOS A TODAS VOCÊS, AQUI PRESENTES, HERDEIRAS DESSE PRIMOROSO LEGADO; QUE LABUTAM, DIARIAMENTE; NÃO SÓ COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS E VIBRANDO A CADA VITÓRIA, MAS INSPIRANDO SEMPRE A SUPERARMO-NOS
O Comandante finaliza sua declaração parabenizando as mulheres, desejando sucesso em suas carreiras e lembrando a todas “que elas sabem bem a força que tem!”
Nós articulistas da Sociedade Militar deixamos também nossos parabéns a todas as mulheres guerreiras que lutam dia após dia, com coragem e determinação, por um Brasil melhor.