A Marinha do Brasil, através do Estado-Maior da Armada, concedeu autorização ao navio de pesquisa oceanográfica “F.G. Walton Smith”, de bandeira norte-americana, para realizar atividades de pesquisa científica nas águas jurisdicionais brasileiras.
A permissão, concedida por meio da Portaria Nº 146/EMA, datada de 31 de maio de 2023 e assinada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da CUNHA de Menezes, permite que o navio execute o Projeto Científico “WS23111-ROSENHEIM”.
O “F.G. Walton Smith” é um navio de pesquisa de ponta, equipado com tecnologia de última geração para a realização de estudos oceanográficos.

O navio foi designado para realizar suas atividades científicas nas águas brasileiras, seguindo um itinerário previamente aprovado pela Marinha do Brasil.
O objetivo principal da pesquisa é avaliar a capacidade de armazenamento de carbono dos sedimentos de origem amazônica depositados nas águas territoriais do Brasil. A permissão é válida para o período de 3 a 12 de junho de 2023.
O navio está obrigado a seguir o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo, conforme estabelecido pelas Normas da Autoridade Marítima para o Tráfego e Permanência de Embarcações nas águas brasileiras – NORMAM-08/DPC.
Esta medida garante que a Marinha do Brasil possa monitorar as atividades do navio e garantir a segurança marítima. Qualquer mudança na rota a ser seguida nas águas brasileiras deve ser submetida à avaliação da Marinha do Brasil.
A Universidade do Sul da Flórida, instituição estrangeira responsável pela pesquisa, tem a obrigação de fornecer à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) todos os dados, informações e resultados obtidos pela pesquisa realizada, dentro dos prazos estabelecidos pelo Decreto nº 96.000/1988.
Esta medida garante que os resultados da pesquisa sejam compartilhados com a comunidade científica brasileira, contribuindo para o avanço do conhecimento científico sobre o oceano e seus recursos.
Além disso, o navio de pesquisa terá a bordo um Oficial da Marinha, que deverá ter todas as facilidades, inclusive o amplo e irrestrito acesso a todos os espaços, equipamentos, instrumentos e registros de bordo, com o propósito de permitir a fiscalização necessária dos serviços que serão executados.
F.G. Walton Smith
O “F.G. Walton Smith” é o principal navio de pesquisa da Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science. O navio, que leva o nome do fundador da escola, foi construído em 1999 e entrou em serviço no final de 2000.
Projetado de acordo com as especificações da escola, o “F.G. Walton Smith” é equipado com tecnologia de ponta para a realização de estudos oceanográficos e atmosféricos.
A embarcação tem desempenhado um papel crucial na condução de pesquisas científicas que contribuem para a compreensão dos complexos sistemas marinhos e atmosféricos do nosso planeta.
Acompanhe a localização do navio