RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança

Após pedido da OTAN, Turquia vai enviar batalhão de operações especiais para Kosovo em meio a escalada das tensões

por Jefferson S
04/06/2023
A A

A crescente tensão entre Sérvia e Kosovo tem atraído a atenção internacional, com a União Europeia e a OTAN intervindo na tentativa de restabelecer a calma na região. Em resposta a um pedido da OTAN, a Turquia anunciou que enviará um batalhão de comandos para o norte de Kosovo para ajudar a controlar a situação.

A tensão aumentou após uma eleição altamente contestada em abril, na qual a minoria étnica sérvia do Kosovo boicotou as eleições locais. Isso permitiu que candidatos de etnia albanesa assumissem o controle dos conselhos de quatro municípios, um movimento que a minoria sérvia considerou ilegítimo, desencadeando protestos violentos, conforme relatado pelo G1.

O Ministério da Defesa da Turquia, por meio de uma publicação no seu twitter, anunciou que estará enviando um batalhão de comandos do 65.º Comando da Brigada de Infantaria Mecanizada para o norte de Kosovo.

Reprodução: Ministério da Defesa Turco

O batalhão se juntará à missão de manutenção da paz da aliança na região, conhecida como KFOR (Força da OTAN no Kosovo), como uma unidade de reserva. Leia a seguir o documento traduzido.

“Turquia; Continua a contribuir para a paz e a estabilidade regionais e mundiais no âmbito das relações bilaterais com as missões da ONU, da NATO, da UE e da OSCE.

Neste contexto, o nosso país acompanha de perto os desenvolvimentos nos Balcãs, onde se situam os nossos valores históricos e culturais comuns; Assume uma posição construtiva para a resolução através do diálogo dos recentes incidentes no norte do Kosovo amigo e fraterno, que são prejudiciais para a segurança e a estabilidade regionais, e apela às partes para que demonstrem contenção.

Na sequência dos acontecimentos no Kosovo, na sequência do pedido feito pelo Comando da Força Conjunta da OTAN/Nápoles (Itália), um batalhão de comandos do nosso 65.º Comando da Brigada de Infantaria Mecanizada (Kırklareli), que foi anteriormente atribuído à Força da OTAN no Kosovo (KFOR), foi designado como unidade de reserva.

Nossa unidade designada está planejada para ser transferida para o Quartel Sultão Murat, em Kosovo, de 4 a 5 de junho de 2023.

É respeitosamente anunciado ao público.”

Leia na íntegra aqui.

O KFOR atualmente consiste em quase 3.800 tropas, incluindo cerca de 350 da Turquia.

A Força do Kosovo é uma força de paz internacional liderada pela OTAN, e responsável pelo estabelecimento de um ambiente seguro no Kosovo.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • O letal submarino brasileiro SN-10 Almirante Álvaro Alberto: a arma silenciosa da Marinha do Brasil que promete colocar o Brasil entre as nações com maior poder de dissuasão do planeta 14/05/2025
  • Crise na Embraer: produção dos jatos KC-390, A-29N Super Tucano e Gripen corre risco com greve em São José dos Campos. Sabotagem? 13/05/2025
  • Escândalo dos voos secretos: STF ignora lei, usa aeronaves da FAB e esconde tudo da população! 13/05/2025
  • China choca o mundo e oferece à Força Aérea Brasileira seu matador de Rafales: poderosos caças J-10C e mísseis PL 15 estão a disposição do Brasil 13/05/2025
  • Concurso Brigada Militar RS para Oficial é suspenso por decisão da Justiça após denúncia 13/05/2025
  • Concurso INCA 2025: 84 vagas no Concurso Nacional Unificado com salários de até R$ 5.166,95, veja como se preparar 13/05/2025
  • Cargueiro brasileiro KC-390, da Embraer, desafia gigante europeu A400M; França tenta conter seu avanço no mercado sul-americano 13/05/2025
  • Marinha do Brasil realiza operação de guerra naval com 1.500 militares, submarino e ataques aéreos, incluindo lançamento real do míssil ‘Aspide’ 13/05/2025
  • Marinha do Brasil apresenta o revolucionário helicóptero IH-18 e marca o fim da era Jet Ranger, com a modernização da defesa aérea e o reforço da soberania nacional 13/05/2025
  • O tanque imparável: conheça o T-90M Proryv e a blindagem quase impenetrável que redefine a sobrevivência em combate 13/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.