Em solenidade realizada no Superior Tribunal Militar (STM), na noite de quinta-feira 21 de setembro, foram homenageados com a Ordem do Mérito Judiciário Militar algumas autoridades, entre elas a Ministra Rosa Weber.
A solenidade, segundo publicações do STM tinha algo de especial, um caráter singular segundo o próprio tribunal dos militares. A singularidade vinha em razão da homenagem prestada pelo Brigadeiro Joseli, presidente da Corte Castrense, à ministra Rosa Weber, por motivo de sua saída do comando do Supremo Tribunal Federal.
Joseli Parente, que hoje comanda a Justiça Militar, galgou seu cargo por indicação política, ele era bastante próximo de Lula e de Dilma Rousseff e por essa última ele foi indicado para ser ministro no tribunal militar
Em seu discurso ao entregar a condecoração para ministra palavras o presidente do STM, Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, destacou o papel da mulher na história e a importância do trabalho da ministra Rosa Weber durante os seus 47 anos de magistratura, principalmente como ministra e presidente da Corte Suprema.
Em certo momento o brigadeiro citou a mãe de Jesus e até EVA, a esposa de Adão na narrativa cristã-bíblica.
“Homenagear, em nossa casa, uma mulher que galgou cada degrau de sua carreira com muita garra, com sabedoria e com humanidade. Senti o peso da responsabilidade ao ter que falar sobre ela. … A ministra rosa weber me inspirou a ir mais longe e pensei em todas, ou quase todas, as mulheres fortes, guerreiras, não somente do nosso Brasil, mas de toda humanidade. E aí, pensei em voltar dois mil anos, sim, pensei em Jesus, o grande mestre … e no legado que ele nos deixou com exemplos de vida, de amor, de coragem e de abnegação, bem como, não deixei de sentir a grandeza de sua mãe, junto a ele, e sendo também um exemplo de amor, de fé e de resignação diante das tempestades da própria vida.”
Rosa Weber foi homenageada com a Ordem do Mérito Judiciário Militar no importante grau Grã-Cruz, o mais importante.
Revista Sociedade Militar
O discurso completo pode ser lido no site do STM
Veja / ouça a notícia em nosso canal no YouTube