A Força Aérea Brasileira (FAB) instalou o Hospital de Campanha (HCAMP) em Ceilândia, Distrito Federal, para tratamento de pacientes com dengue. Iniciada na sexta-feira (03/02) com o transporte de insumos e pessoal do Rio de Janeiro à Brasília via aeronave KC-390 Millennium da FAB, a operação já ultrapassou as expectativas, registrando até ontem quase 1400 procedimentos médicos, superando a previsão inicial.

O HCAMP, equipado para atendimento clínico e pediátrico, possui um Centro de Emergência, Laboratório para coleta e exames diagnósticos, além de espaço para hidratação. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e 60 leitos, operando 24 horas por dia.
Até terça-feira (06/02), o hospital já havia registrado quase 1400 procedimentos, superando a previsão inicial. O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a agilidade na montagem das instalações e a missão da FAB de somar no combate à dengue.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou que a operação é um exemplo do compromisso da FAB com a saúde e o bem-estar da população. A expectativa é de que o Hospital funcione, inicialmente, pelo período de 45 dias.
“Tivemos o acionamento, por meio do Ministério da Defesa (MD) e, em poucos dias, instalamos o Hospital, demonstrando a eficiência e proatividade dos nossos militares. Batemos, inclusive, um recorde de mobilização de HCAMP com esta missão. E é para isso que estamos aqui. Nosso objetivo é desafogar as UPAS da região, visto que hoje o Distrito Federal concentra em torno de 20% dos casos de dengue do país”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.